Seminário sobre Manejo Clínico da Influenza capacita profissionais da Saúde de Quixadá

Promover capacitação dos profissionais que atuam na rede de saúde pública municipal com relação à atualização do Manejo Clínico da Influenza. Foi esse o objetivo do seminário realizado pela Secretaria da Saúde de Quixadá através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, nesta quinta-feira, 26, no Auditório da Câmara de Vereadores.

O seminário foi ministrado pelo médico infectologista do município, Dr. Francelino Carvalho, que destacou alguns pontos essenciais recomendados na versão mais atual do Protocolo de Tratamento de Influenza.

A sazonalidade de 2018 segue em consonância com as orientações internacionais (vacinação, tratamento com antiviral e adoção de medidas preventivas). Nesta perspectiva, os participantes: enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos da Estratégia Saúde da Família , Hospital Municipal Dr. Eudásio Barroso, e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), aprofundaram os seus conhecimentos sobre atenção ao diagnóstico, condução clínica dos casos, riscos de complicações, com foco na redução da mortalidade por esse agravo.

A secretária de Saúde de Quixadá, Juliana Câmara, explica a importância da atualização dos procedimentos, pois a pesar da proteção da vacina continuar sendo a mesma, contra os vírus H1N1, H3N2 e um do tipo B, todos os anos a vacina muda de acordo com o tipo de cepa (do vírus influenza) predominante. Em 2018, por exemplo, duas cepas foram atualizadas. (H3N2 e B) em função da mutação dos vírus.

Na avaliação da gestora, cada profissional tem o dever de estar preparado para proceder tecnicamente, seguindo os padrões e normas pré-estabelecidas, mas é fundamental que estejam, sobretudo, conscientes que a prioridade da gestão é oferecer sempre o atendimento humanizado, na qual todas as atenções são voltadas para atender bem a população.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até o dia 01 de junho de 2018 e terá a data de 12 de maio como o dia de mobilização nacional (dia D).