Secretária de Saúde celebra Dia do Agente Comunitário de Saúde e também de Endemias

Sabe aqueles profissionais fundamentais na atenção primária do setor de saúde? Eles são  os agentes comunitário de saúde (ACS) e agentes de combate à endemias, e o trabalho deles são importantíssimo para o funcionamento do Sistema Único de Saúde, pois fortalece o contato com a comunidade. Hoje todas as atenções estão voltadas a eles porque o 4 de outubro é Dia do Agente Comunitário de Saúde e também de Endemias.

Para comemorar a data, a secretária de Saúde de Quixadá, Raquel Gomes, participou na manhã desta quinta-feira, 4, de um encontro dos ACS’s no Posto de Saúde da Família João Ferreira Pires no barro Campo novo em atividade do Outubro Rosa, iniciativa que durante o mês tem o objetivo de reforçar a campanha contra o câncer de mama, incentivando o exame de toque e a prevenção da doença.

O agente comunitário de saúde é um líder por natureza e carrega em si a capacidade de ouvir o outro e muitas vezes de ajudar na resolução de problemas familiares facilitando inclusive o convivo familiar de quem tem dificuldades nas relações com as pessoas mas próximas. O agente cuida em conhecer a realidade de cada família que atende, envolvendo a equipe de saúde e a comunidade na busca de recursos para que haja mudança da qualidade de vida e no aumento de oportunidades para as pessoas na construção de uma comunidade mais solidária e cidadã.

Quixadá conta com 185 agentes que prestam serviços a população da sede do município e dos 12 distritos, chegando as mais diversas localidades rurais, auxiliando na promoção do cuidado à saúde dos quixadaenses, alertando, prevenindo e identificando os problemas de cada localidade. Os ACS’s realizam atendimento de maneira mais humanizada, favorecendo o estabelecimento de uma relação de confiança entre o profissional e o usuário do sistema público de saúde.

A secretária de Saúde destacou que os agentes comunitários precisam ser mais valorizados, sobretudo, pelas famílias que por eles são atendidas. “O agente comunitário de saúde é o profissional que identifica desde as condições financeiras de um paciente até qual profissional da Medicina elas precisam procurar. Além disso, eles são fundamentas nas orientações as pessoas, fazendo com que as doenças sejam prevenidas e não apenas tratadas. A eles nós precisamos sempre valorizar e saber do seu papel fundamental na saúde primaria do nosso município”, disse Raquel Gomes.