Secretaria de Agricultura realizará cadastro dos agricultores de Quixadá

Um rico banco de dados com informações de todos os agricultores (as) do município de Quixadá. É esse o objetivo da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura.

Em entrevista a Rádio Cultura AM, ao meio dia desta quarta-feira, 15, o titular da pasta, Kleber Junior, falou sobre problemas enfrentados pela ausência de um cadastro dos agricultores, a exemplo do Garantia Safra, onde atualmente toda a equipe da Secretaria encontra-se empenhada em solucionar pendências ainda relacionadas aos anos de 2014/2015, e que segundo o gestor são questões simples e com o banco de dados ficaria fácil de resolver. “O agricultor muitas vezes deixa de receber o benefício pelo simples erro de ortografia na hora da digitação da inscrição. Há também casos de duplicidade do Número de Identificação Pessoal (NIS), e outros que facilmente se resolveria com um banco de dados atualizado”, ressaltou Kleber ao lembrar que no município existem 11 mil pessoas que possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e somente 4 mil estão homologadas, as outras 7 mil são desconhecidas.

Para o secretário, as informações precisam chegar aos agricultores de forma correta, por esse motivo a Secretaria de Agricultura planeja elaborar uma cartilha detalhando os principais direitos do homem e da mulher do campo, a exemplo das políticas, programas e projetos voltados para os agricultores familiares.