Saúde: Começa em Quixadá Campanha de Vacinação contra Influenza

A secretária de Saúde de Quixadá, Juliana Câmara, anunciou na manhã desta sexta-feira, 20, no Programa de Rádio Bom Dia Quixadá, na Meio Norte FM, que a 20ª Campanha de Vacinação contra Influenza, teve início ainda na sexta-feira nas Unidades de Saúde da sede de Quixadá. Conforme informou, Juliana, a campanha segue em todas as Unidades de Saúde até o dia primeiro de junho.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde,  o Ceará deve  imunizar quase 2,3 milhões de habitantes. No Brasil, esse número cresce para 54,4 milhões de pessoas.

Estão nos grupos prioritários idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

Os grupos prioritários são escolhidos conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Ministério da Saúde assegura que a vacinação está “100% garantida” para o público-alvo. Em caso de eventual saldo de vacinas, a pasta admite a possibilidade de estender a vacinação a outros grupos populacionais.

A campanha de vacinação vai envolver no Ceará 30 mil profissionais em 2.388 postos fixos, 1.100 postos volantes e 1.100 veículos terrestres. A vacina estará disponível para o público prioritário nas unidades de saúde com sala de vacina, instituições de idosos, hospitais, postos volantes e domicílios. O Dia “D” de Mobilização Nacional será no sábado, 12 de maio.

O secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi, esclarece que o Estado tem acompanhado a situação, que não é de epidemia, mas sim de alerta, e ressalta a importância das pessoas buscarem os locais indicados para se vacinarem.

Informações da Secretaria de Saúde do Ceará
Imagens: Google – Arquivo PMQ