Recuperação de estradas e açudes de Quixadá continuam mesmo no período chuvoso

Em 2017, a Prefeitura de Quixadá recuperou 100% das estradas que ligam as comunidades rurais à zona urbana do município. O esforço contou com a contratação de um maquinário que deu suporte as máquinas do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, e possibilitou operações simultâneas em dezenas de comunidades. Esse trabalho contribuiu para que no início das chuvas em 2018, os moradores da zona rural não sofressem com a impossibilidade de se deslocar para o centro urbano de Quixadá, diferente de diversos municípios da região que cancelaram aulas e os produtores rurais ficaram sem condições de fazer o translado do produto agrícola para além de suas comunidades.

Mesmo com essa preocupação e trabalho em 2017, a gestão municipal não ficou de braços cruzados, a secretaria de agricultura pós a mão na massa e continuou o trabalho de recuperação das estradas, inclusive, trechos que historicamente eram intransitáveis.

Para além das estradas, o Secretário Kleber Junior, por orientação do Prefeito Ilário Marques, visitou dezenas de açudes do município para verificar a situação destes e realizar possíveis reparos, algo que a muitos anos não acontecia. Os açudes estavam abandonados. Esquecidos pelas chuvas e também pelo serviço público. O aporte de águas do mês de abril deu novas esperanças para o homem e para a mulher do campo, e a recuperação dos açudes, além de uma necessidade, se tornou prioridade por parte da prefeitura de Quixadá.

Diversas comunidades ainda receberão a intervenção e melhoria por parte do trabalho da secretaria de agricultura e de demais órgãos do poder público municipal. Ao fim das chuvas, já existe um planejamento que garantirá a ampliação de intervenções na zona rural e o cuidado com aqueles e aquelas que colocam em nossas mesas o bom alimento.