Quixadá sediou 2ª etapa do Ciclo de Seminários para fortalecimento da agricultura familiar

Com o objetivo de debater os desafios e alternativas para o homem e a mulher do campo, a Prefeitura de Quixadá, representada pelo secretário de Agricultura, Kleber Junior, participou na sexta-feira (20), da 2ª etapa do Ciclo de Seminários Cenários para Fortalecimento da Agricultura Familiar. O evento motivado pelo Instituto de Arte, Cultura, Lazer e Educação (IARTE), aconteceu na Bodega Ecológica e contou também com as presenças do secretário Estadual do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, e da presidenta do Instituto Agropolos, Ana Teresa de Carvalho.

A principal preocupação é baixa recarga hídrica do último período chuvoso, agravada diante de uma estiagem prolongada que permaneceu seis anos. Mas nem tudo é desalento. A força e a união dos homens e mulheres que moram e trabalham nos 12 municípios da região têm feito a diferença e confirmam que é possível fazer mais por meio do cooperativismo e empreendedorismo.

De acordo com a diretora executiva do IARTE, Gizélia Ribeiro, muitos esforços têm sido feitos para fortalecer a agricultura familiar no período. “Quando abordamos os agricultores com condições concretas, nós conseguimos discutir e formá-los para a produção, reduzindo as perdas no plantio e, consequentemente, no armazenamento, o que gera uma melhora na distribuição e otimiza os ganhos. Isso ocorre porque gera renda para a família, que vê na organização o seu meio de confiança”, revela.

O Ciclo de Seminários Cenários para o Fortalecimento da Agricultura Familiar, já aconteceu em Barbalha (Cariri), no mês de junho, e ainda está previsto para ocorrer em outras três cidades: Aracati (Litoral Leste), Itapipoca (Litoral Oeste) e Morada Nova (Jaguaribana).