Quixadá participa de evento estadual que discute estratégias de combate ao mosquito Aedes Aegypti

A Prefeitura de Quixadá, representada pelo prefeito, Ilário Marques, secretária de Saúde, Juliana Câmara e secretária de Administração, Maíra Marques,  participam na manhã desta segunda-feira (12), do Lançamento de Ações Estratégicas de Combate ao mosquito Aedes Aegypti. Evento  promovido no Centro de Eventos do Ceará pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual da Saúde.

Na ocasião o governador, Camilo Santana,  anuncia o incentivo de R$ 10 milhões para os municípios com os melhores resultados no enfrentamento às arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

O incentivo será para municípios que cumprirem todos os critérios descritos na execução das ações de julho a dezembro de 2017. O estímulo às gestões municipais nas ações de enfrentamento ao Aedes aegypti, a redução da incidência da arboviroses, a prevenção à ocorrência de casos graves e a ampliação da cobertura de visita domiciliar para melhorar a qualidade dos dados de infestação vetorial estão entre os objetivos da iniciativa. Outras medidas como a teleconsultoria para arboviroses e a contratação de equipes para investigação de casos graves e formas atípicas de chikungunya também serão anunciadas.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, destacou que as ações pontuais e o plano de ações específicas desenvolvidas pelo município já refletem em um cenário de otimismo para o futuro.

Já a secretária de Saúde, Juliana Câmara, reforçou que de todos os mecanismos o mais eficaz é a mobilização da sociedade que precisa não só continuar a contribuir, mas redobrar as atenções para evitar o ciclo reprodutivo do mosquito transmissor da  zika,  chikungunya e dengue.

Também estão presentes técnicos do setor de endemias do município de Quixadá.