TAMANHO DA FONTE:
Acessibilidade Contraste

Quixadá no mapa da fotografia brasileira: Festival QXAS inicia hoje; veja a programação

Serão cinco dias de programação com 410 vagas ofertadas e 21 ações.

A segunda edição do QXAS – Festival de Fotografia do Sertão Central chega ao interior do Ceará tornando Quixadá e Quixeramobim cenários de valiosos encontros para a fotografia local e nacional. Entre afetos e expertisses, o QXAS promoverá aprendizados e novas perspectivas entre principiantes e já consagrados mestres da fotografia durante seus cinco dias de programação.

Em Quixadá, a programação se inicia hoje às 14h na Escola de Ensino Fundamental José Jucá, com a realização da Oficina “Câmara Escura” com Karine Araújo e Junior Cavalcante. Simultaneamente a Casa de Saberes Cego Aderaldo, sediará a Oficina “Carimbos artesanais e fotografia” com Emi Teixeira e Igor Cavalcante. Já às 19h, também na Casa de Saberes, os quixadaenses participarão da abertura da exposição “Miragem”.

Miragem ” contou com curadoria da jornalista e fotógrafa Iana Soares e busca perceber o que é possível enxergar sob a ação intempestiva das transformações sociais revelando histórias visuais que passam tanto pelas micronarrativas como pelas amplas construções sobre relações humanas em diferentes cenários sociais, culturais e tecnológicos.

A segunda edição do QXAS – Festival de Fotografia do Sertão Central conta com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará através da Casa de Saberes Cego Aderaldo, da Prefeitura Municipal de Quixadá e Prefeitura Municipal de Quixeramobim, através de suas Secretarias de Cultura e de Educação, patrocínio do Banco do Nordeste, apoio do Sistema de Comunicação Campo Maior, sendo uma realização do Instituto da Fotografia – IFOTO e da AnimaCult Gestão e Produção.