Topo
Prefeitura Municipal de Quixadá
TAMANHO DA FONTE: A+ A A-
Contraste

Notícias

Quixadá implanta programa pioneiro na área de cardiologia

A Prefeitura de Quixadá por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou na manhã desta sexta-feira, 05, o Programa “Cardiologista no Bairro”. A ação consiste em atendimento médico especializado na área de cardiologia em todas as Unidades Básicas de Saúde. Os primeiros atendimentos foram realizados na Unidade Básica de Saúde do Bairro Campo Velho.

O agendamento é feito pela própria equipe do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e os pacientes são orientados a comparecer a Unidade de Saúde um dia antes da consulta para a realização de exames de eletrocardiograma.

Conforme informou a secretária de Saúde, Juliana Câmara, o Programa “Cardiologista do Bairro” integra uma série de iniciativas que buscam o fortalecimento da atenção primária no município. Juliana ressaltou que conforme os dados uma das principais causas de morte em Quixadá está correlacionada a doenças do aparelho circulatório. “Temos que fazer gestão de saúde a partir de dados estratégicos e assim traçar um plano para cuidar melhor os nossos usuários”, disse.

Já o médico cardiologista, Dr. Luiz Fabiano,  classificou a ação como pioneira e enalteceu o compromisso da gestão para com a Saúde Pública. O médico acrescentou que o programa tem duração de médio e longo prazo e que estará nas unidades de saúde diagnosticando e tratando as doenças cardiovasculares.

A diretora da Policlínica de Quixadá, Ivonete Dutra, destacou a importância do novo serviço implantado pelo município e disse que o prefeito de Quixadá, Ilário Marques, que também é presidente do Consórcio Regional de Saúde, está encaminhando a licitação para aquisição de novos equipamentos para o setor de cardiologia da instituição, como teste ergométrico e aparelhos que permitem o Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA).

Gostou? Compartilhe:

Acesso Rápido

Final de página