Quixadá entra na luta contra a exploração do trabalho infantil

“Fé na vida, fé no homem, fé no que virá”, foi cantarolando a canção “Nunca Pare de Sonhar” de Gonzaguinha, interpretada na linda voz da quixadaense Renarly Temoteo, que os profissionais e técnicos de vários setores da sociedade iniciaram encontro de planejamento do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA – 2017).

O evento ocorreu nesta quarta-feira, 10, na sala de cinema do Pinheiro Supermercado de Quixadá. Na ocasião houve discussões a cerca do planejamento das ações que serão desenvolvidas de forma intersetorial no município de Quixadá.

A secretária de Desenvolvimento Social, Rosa Buriti, falou da importância de desenvolver iniciativas com base na política de combate ao trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Já a secretária da Educação, Josenia França,  ressaltou o compromisso da gestão municipal para com a temática e reforçou o empenho da equipe de profissionais da área da educação no sentido de cumprir as metas estabelecidas pelo programa.

Para o coordenador Estadual do PETECA, procurador do Trabalho,  Dr. Antonio de Oliveira Lima,  os educadores assumem a missão de contribuir de forma direta com o sucesso do programa, pois convivem 200 dias letivos por ano com as crianças e adolescentes. “Sensibilização da sociedade a partir da comunidade escolar é fundamental para a erradicação dessa prática”, disse.

O PETECA reúne um conjunto de ações de conscientização e sensibilização nas comunidades e escolas dos municípios para salvaguardar e proteger os interesses das crianças e adolescentes.