Quixadá é beneficiado com Projeto Agro + Produtor Rural

O secretário de Agricultura de Quixadá, Kleber Junior, e as lideranças rurais, Airton Buriti e Cláudio da Silva, participaram nessa terça-feira (12) do lançamento do programa Agro + Produtor Rural, uma parceria da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. O evento contou com a presença do Coordenador Geral de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura, Anderson Simões, secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário Wilson Brandão, presidente da Ematerce Antonio Amorim, presidente do Instituto Agropolos Ana Teresa, coordenadores da SDA e demais secretários municipais de agricultura.

O projeto Agro + Produtor Rural vai apoiar os pequenos produtores rurais, criando oportunidades para o desenvolvimento de forma sustentável das atividades da pecuária leiteira, cajucultura, apicultura e mitigação de gases de efeito estufa. O projeto visa o aperfeiçoamento e disseminação de novas tecnologias, gerando o aumento da produção e da comercialização, e principalmente a fixação do homem no campo.

O projeto vai beneficiar 500 agricultores de 21 municípios com investimento total de  R$ 2.394.918,00, sendo 83% do Governo Federal e 17% do Governo Estadual.

Serão contemplados os pequenos produtores rurais que apresentem potencial para desenvolver as atividades de foco do projeto. Para seleção, os agricultores deverão ter no mínimo 30% da renda bruta familiar originada da exploração agropecuária e não agropecuária do estabelecimento rural trabalhado.

Na execução do projeto, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário receberá o apoio de associações, cooperativas e sindicatos, prefeituras e secretarias municipais de agricultura, Ematerce, Instituto Agropolos do Ceará e Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará – FAEC.