Quixadá deverá implantar projeto de inclusão social e produtiva de catadores de materiais recicláveis

Desenvolver ações em parceria com os municípios que ainda não possuem aterros sanitários que venham ao encontro da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esse é o objetivo do Projeto de Inclusão Social e Produtiva de Catadores e Catadoras em Redes Solidárias no estado do Ceará.

Na perspectiva de implantar a ação em Quixadá, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 13, no auditório do Terminal Rodoviário, uma reunião com as presenças de representantes da Fundação ASTEF, entidade que celebrou com o Governo do Estado Termo de Colaboração para execução do referido projeto, gestores municipais, catadores de materiais recicláveis e servidores públicos do município.

O encontro foi mediado pelo assessor técnico da Fundação ASTEF, Nilson Bastos, e a agente de desenvolvimento, Ana Souza.

O secretário de Trânsito, Cidadania, Segurança e Serviços Públicos, Higo Carlos, explicou que a implantação de um novo modelo de coleta requer uma série de atitudes que o projeto se propõe a trabalhar junto ao município, especialmente nas pastas da saúde, assistência social, educação e meio ambiente. Higo Carlos defende que a mudança de hábitos e comportamento se inicie pelo próprio município, com a coleta seletiva institucional em órgãos e instituições como unidades de saúde, escolas e outros.

Também participaram do encontro a secretária de Educação, Lígia Leão, secretária de Saúde, Juliana Câmara, e o secretário de Desenvolvimento Social, Airton Buriti.