Quixadá concentra ações contra a exploração do trabalho infantil

A Prefeitura de Quixadá através das Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social realizou na manhã desta segunda-feira, 12, ato público em adesão à CAMPANHA MUNDIAL e NACIONAL CONTRA A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL na cidade de Quixadá. A programação contou com uma caminhada dos alunos da rede municipal de ensino pelas principais ruas do centro da cidade finalizando com uma Audiência Pública sobre a temática no Auditório da Câmara de Vereadores.

A gestão conta com a atuação de uma  comissão intersetorial intitulada de Ações Estratégicas de Proteção e Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI, que desenvolve um conjunto de ações visando à prevenção e a eliminação do trabalho infantil no âmbito local, atuando conjuntamente com o Conselho Tutelar, outros Conselhos Sociais, dentre outras entidades representativas.  A AEPETI tem como missão colocar em ação o Plano Municipal de Prevenção e Erradicação do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador, tendo como forte aliado o Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Projeto PETECA), difundido nas escolas municipais pela Secretaria Municipal da Educação.

A secretária de Educação, Josênia França, destacou as estratégias da gestão e citou que rede de proteção fará o trabalho de diagnostico para atuar e corrigir possíveis casos existentes em Quixadá.

Já a secretária de Desenvolvimento Social, Rosa Buriti, acrescentou que a Prefeitura está desenvolvendo ações de mobilização social que visam assegurar os direitos das crianças e adolescente.

Dentre os presentes estavam a assistente social, coordenadora da AEPETI de Quixadá, Gabriela Gondim, representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fabrícia Teodoro, representante do Conselho Tutelar de Quixadá, Maurilene Araújo, coordenadora do Programa “PETECA”,  Lindélia de Araújo.