Projeto fomento mulher desperta e incentiva empreendedorismo no campo

A Prefeitura de Quixadá, através da Secretaria de Agricultura em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), desenvolve junto aos Assentamentos Rurais da Reforma Agrária, o Crédito Fomento Mulher.

Em outubro de 2018, foram liberados mais 40 projetos para beneficiárias no Assentamento Iracema, distrito de Juatama. As mulheres recebem o valor de 5 mil reais cada, e se tornam pequenas empreendedoras, pois os recursos são investidos em hortas, compra de animais bovinos, suínos, aves, produção de queijos, doces, artesanatos, entre outros produtos oriundos da agricultura familiar.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Karlus Martins, ressalta que a gestão busca ampliar cada vez mais a parceria com o INCRA e mantém equipe técnica que acompanha e elabora novos projetos. Para Karlus, além de incentivar o empreendedorismo e promover o incremento da renda familiar, o programa é responsável por injetar recursos na economia local. “No total, foram investidos no ,mês de outubro, em Quixadá o valor de R$ 175 mil reais, valor em quase sua totalidade fica na economia do município”, ressaltou.

De acordo com o técnico responsável pela elaboração do projeto, Isael Cabral, a gestão garante assistência desde a implantação, acompanhamento e finalização do projeto. Ele explica que todos os assentamentos recebem atenção, inclusive os menores, como é o caso do Campo Alegre, no Distrito de Cipó dos Anjos, onde das seis famílias aptas, três já receberam o valor de 5 mil reais cada. Ainda conforme informou Isael, a previsão é que já no próximo mês de novembro sejam liberados outros 30 projetos para o Assentamento Califórnia, que representa o valor de R$ 150 mil reais a mais na região.

“O beneficio já pode se considerado de sucesso, e nesta perspectiva,  ressalta-se a importante participação do técnico do INCRA, Francisco Bezerra, um dos servidores responsáveis pela implantação de todos os projetos em Quixadá”, disse o técnico.