Programa Peixamento 2017 é lançado em Quixadá

Após a recarga hídrica dos quatro primeiros meses, os Açudes de Quixadá estão recebendo Peixamento da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa). O  lançamento oficial do programa no Ceará ocorreu neste sábado, (29) no distrito de Califórnia e contou com as presenças do secretário Estadual, Osmar Baquit,  secretário municipal da agricultura, Kleber Bezerra, prefeito Ilário Marques, vereadores e lideranças locais como o líder evangélico, Naldinho da Califórnia.

O secretário e deputado Estadual, Osmar Baquit, ressaltou a importância do Programa para a cidade de Quixadá, no qual receberá gradativamente cerca de 300 mil alevinos de tilápia. “É um momento simples, mas fundamental, pois se trata de um projeto que visa à alimentação e o complemento de renda dos nossos agricultores”, disse Osmar.

Já o prefeito, Ilário Marques, destacou ações do município voltadas para a agricultura como a reorganização do Programa Garantia Safra, onde a gestão vai pagar a contrapartida de R$ 158 mil reais para assegurar em caso de estiagem e perca de safra o benefício a 3.100 agricultores quixadaenses.

Sobre o Programa de Peixamento o gestor acrescentou que ampliou as parcerias junto ao INCRA, o que possibilitará uma maior oferta de alevinos para os açudes de Quixadá.

O Programa do Governo do Estado deve distribuir um total de dois milhões de alevinos de tilápia em reservatórios públicos estaduais e municipais, comunitários e de áreas de assentamento.

Também estiveram presentes ao evento o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Pedro Baquit e a secretária de Saúde, Juliana Câmara.