Programa de videomonitoramento, parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura, é inaugurado

Uma cidade mais segura e pacífica é o objeto de uma parceria entre o Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Quixadá ao inaugurar ontem, 1, a central de videomonitoramento da cidade. São 16 câmeras instaladas nos locais mais movimentados da cidade. Elas possuem giro de 360 graus, visão noturna e capacidade de identificar veículos furtados e roubados através da leitura de placas.

A sala de comando e controle e toda a tecnologia disponível para realizar o acompanhamento das imagens e informações geradas pelo sistema de vídeo monitoramento fica na sede do Batalhão de Polícia Militar na sede do município, onde também é a central da Área Integrada de Segurança da região.

O secretário de Segurança Pública do estado do Ceará, André Costa, participou da inauguração do equipamento e mostrou a funcionalidade ao prefeito e sua equipe de secretários, bem como aos vereadores presentes. André informou que a tecnologia está sendo implantada em municípios com mais de 50 mil habitantes e que o sistema tem chegado rápido nas cidades. “Antes, em 2014, nós tínhamos 164 câmeras dessas instaladas apenas em Fortaleza. Neste ano, já chegamos com 2.500 em todo o estado e temos o objetivo de chegar a 3.200 delas até o final do ano”, comentou o secretário.

O prefeito João Paulo de Menezes Furtado comemorou a conquista desse novo equipamento instalado e disse que a Prefeitura sempre irá apoiar o Governo do Estado em ações que ajudem na melhoria da Segurança Pública. “Quixadá pode ser uma cidade mais segura. O secretário me explicou que o equipamento, que possui 16 câmeras de alta resolução, já funcionava antes mesmo de sua inauguração, inclusive, com a resolução de casos em que veículos roubados foram recuperados. André informou que o município precisa fazer sua parte colaborando com ruas iluminadas, estimulando a participação de crianças e jovens em atividades que estimule o esporte e o estudo. Como prefeito, irei colaborar para que as pessoas sempre pratiquem o bem, estimulando a ocupação do público infanto-juvenil em atividades que formem cidadãos preparados para a vida e para o mercado de trabalho. Nós faremos o nosso papel como gestor público, empresário e como político que quer ver um Quixadá mais evoluído e próspero”, garantiu.

O tenente-coronel Ednardo Calixto informou que já conseguiu inibir ações delituosas, inclusive, recuperando veículos roubados.