Programa Cidade Pacífica e Segura promove ações educativas no bairro São João

A Escola Raimundo Marques de Almeida abriu as suas portas para receber a população dos bairros São João e Renascer, que participaram por todo o dia 31 de agosto da programação da II Edição do Programa Cidade Pacífica e Segura. A atividade é realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Segurança, Cidadania e Serviços Públicos e promove um momento de interação entre gestão e sociedade com ações educativas e prestação de vários serviços.

Enquanto acontecia a emissão de documentos de RG, CPF e Reservista no pátio da escola, nas principais vias do bairro os agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Guarda Civil Municipal e fiscais conscientizavam motoristas, motociclistas e pedestres sobre a mudança de comportamento e respeito às normas de trânsito. Profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA) também desenvolveram ações de limpeza e melhoria urbana. Servidores da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) apresentavam para a população soluções práticas para o uso consciente da água. A iluminação pública também recebeu intervenções como manutenção e mapeamento para ampliação do sistema.

Para o secretário Higo Carlos, a população é a prioridade da gestão. Ele avalia como positiva as duas edições do evento e destaca a importância do diálogo entre gestores municipais, técnicos de segurança e comerciantes que se reuniram em dois momentos na quadra da escola.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, reforçou que uma das metas é fazer com que a população vivencie uma cultura de paz. “Não tem cidade nenhuma no mundo que se resolva o problema da violência se não contar com a população vivendo uma cultura de paz, valores de boa vizinhança, amizade e solidariedade”, salientou.

Estiveram presentes o vereador, Laércio Oliveira; secretária de Desenvolvimento Social, Rosa Buriti; secretária de Saúde, Juliana Câmara; secretária de Educação, Josênia França; secretária Chefe de Gabinete, Ana Patrícia; e o secretário adjunto da SEDUMA, Kildery Lobo.