Primavera dos Museus: Alunos homenageiam mortos e desaparecidos do regime de 64

Alunos da Escola de Ensino Médio César Cals de Oliveira Filho participaram na tarde desta quarta-feira, 19, no Museu Histórico Jacinto de Sousa, da atividade alusiva a programação nacional da primavera dos museus. Os jovens foram recepcionados pelo secretário de Cultura, Carlos Clayton, que deu as boas vindas e apresentou a metodologia do encontro.

Os estudantes participaram de momentos reflexivos sobre o regime militar de 1964 e seus efeitos na sociedade, com  a “Perfomace Flores para Maria”,  quando os presentes se dirigiram ao espaço que abriga os móveis e objetos usados pelo ex-presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, na noite anterior ao acidente aéreo de 8 de julho de 1967,  e expuseram  pelo menos 200 nomes de pessoas mortas ou desaparecidas no regime militar (1946-1988). “As flores simbolizam não só uma homenagem a nomes já reconhecidos e divulgados pela Comissão da Verdade, mas também apresenta para a sociedade, em especial a classe estudantil, o despertar pelo interesse para aprofundarem estudos na história do Brasil”, disse o coordenador do museu, David Melo.

A intervenção no quarto do ex-presidente Castelo Branco segue aberta para os visitantes, que poderão inclusive participar da interação.

A tarde contou também com exibição de vídeo documentário e oficinas com o professor mestre, Aterlane Martins, do IFCE de Quixadá.