“Prefeitura vai acabar com lixão no município”, anuncia prefeito Ilário Marques

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, foi ao plenário da Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira, 29, e anunciou o fim do lixão. O chefe do executivo explicou aos parlamentares e a população que a gestão firmou parceria com empresa DFL, que mantém um Aterro Sanitário nos modelos padrões instalado no Km 20, entre os municípios de Quixeramobim e Senador Pompeu.

Ilário ressaltou que a remoção dos resíduos sólidos compensará financeiramente para o município que ganhará também com a redução dos impactos ambientais, pois a parceria com a empresa possibilitará a recuperação da área degradada.

O proprietário da empresa, Hernandes Telles, disse que Quixadá é o segundo município do Sertão Central a aderir às práticas corretas de destino final dos resíduos sólidos. Ele apresentou vídeos da situação atual do aterro e demonstrou o passo a passo do projeto em execução de recuperação do espaço,  que será transformado em uma estação de transbordo, onde todos os resíduos produzidos serão recolhidos pela empresa e levados em carretas ao Aterro Sanitário de Senador Pompeu.

A iniciativa recebeu elogios de diversos vereadores, incluindo os parlamentares da bancada de oposição ao governo municipal.

Foto: Edgardo Moraes/CMQ