Prefeitura proporciona ambiente escolar inclusivo

A Prefeitura Municipal de Quixadá através da Secretaria da Educação promoveu na manhã dessa quinta-feira, 30, o Primeiro Encontro de Formação para atuação de cuidadores a pessoa com deficiência na inclusão no município de Quixadá. A formação foi realizada por uma equipe de profissionais especializados na área  que integram o Centro de Formação, Monitoramento e Acompanhamento a Inclusão de Quixadá (FORMAI).

Em Quixadá, 74 estudantes com deficiência matriculados no ensino regular da rede municipal serão acompanhados pelos cuidadores.

A formação é pioneira na cidade e atende as metas do Plano Nacional de Educação, sancionado no governo da presidente Dilma Rousseff, que estabelece a universalização do atendimento escolar para estudantes de 4 a 17 anos com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento como autismo.

A pedagoga e gerente do FORMAI, Cícera Barros, explicou que as vagas de cuidadores são ofertadas por meio de estágio aos alunos universitários ou de cursos técnicos de enfermagem.

Foto: Sergio Bacelar