Prefeitura participa do Curso de Formação em Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz

Profissionais da Secretaria Municipal da Educação de Quixadá, participaram na manhã da sexta-feira, 04, no Auditório do Centro  Universitário Católica, do Curso de Formação em Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz.

Na ocasião professores e técnicos adquiriram conhecimentos sobre  mediação e a justiça restaurativa nas escolas, desenvolvendo as competências socioemocionais dos alunos. Outro objetivo é que o conteúdo apresentado e o conhecimento adquirido sejam replicados para os alunos e a comunidade escolar, a fim de mediar à solução de conflitos e promover harmonia no convívio escolar.

A Coordenadoria de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz é vinculada ao Gabinete da Vice-Governadoria do Ceará e trabalha temas divididos em seis módulos, com aulas práticas e teóricas. Entre os assuntos estão: conceitos de justiça restaurativa, justiça punitiva, elementos estruturais dos círculos de construção de paz, além de conflito e as relações sociais.

A atividade contou com a presença do prefeito de Quixadá, Ilário Marques, que ressaltou a importância na adesão do município ao programa e a promoção de iniciativas locais de atividades semelhantes como o Programa Cidade Pacífica e Segura.  O objetivo, segundo Ilário, é garantir que a mediação de conflitos seja a centralidade da atuação governamental.

Já a deputada Estadual, Rachel Marques, acrescentou que em Quixadá existe também a experiência do Programa Psicologia nas Escolas.