Prefeitura e Pinheiro Supermercado lançam em Quixadá a 9ª edição do projeto Escola vai ao Cinema

O Pinheiro Supermercado em parceria com a Prefeitura de Quixadá, CDL Fortaleza e Governo do Estado do Ceará lançou hoje(28), no Cinema Pinheiro, o projeto “Minha Escola vai ao Cinema”. Em sua 9ª edição o projeto já levou mais de 189.000 mil crianças para terem contato com a 7ª arte, nas quatro cidades em que o Pinheiro Supermercado instalou seu cinema (Sobral, Limoeiro, Aracati e Quixadá). Ao todo foram mais de 5.200 sessões em todo o estado e mais de 3.400 professores envolvidos diretamente no projeto.

No lançamento deste ano estavam presentes, além de autoridade locais, Ivina Passos como representante do CDL, Samara Jandira, também do CDL, Beth Correia, curadora do projeto, e Tadeu Pinheiro, representante do Pinheiro Supermercado.

Em Quixadá, o projeto atende em média 3.600 crianças por edição. Nesse ano a Secretária da Educação, Josênia de França Costa, garantiu o apoio ao projeto: “Esse momento é para a gente parabenizar essas iniciativas e essa disposição. O município trabalha para fortalecer as parcerias e as ideias. O cinema é importante para expor as emoções. A Secretaria da Educação está junto para implementar essa edição, superar os desafios e dar as crianças essa oportunidade de vir ao cinema”, disse ela.

O projeto premiou os primeiros colocados com Notebook’s e passaportes para o Cinema Pinheiro. A solenidade exibiu os filmes produzidos na edição passada, sendo o de Quixadá, intitulado O segredo do Padre, o mais aplaudido e elogiado nessa edição; e ainda premiou as melhores redações com o tema: “Minha escola vai ao Cinema”. Os premiados dessa edição foram:

3º Lugar

Adricia Kelly Lopes dos Reis – 5º ano, do Distrito Educacional Custódio;

Stefany Menezes de Lima – 6º ano, do Distrito Educacional Custódio.

2º Lugar

Geislane Bruna da Silva Oliveira – 4º ano, do Distrito Educacional Juá;

José Humberto Freire Barbosa – 7º ano, do Distrito Educacional Cipó dos Anjos.

1º Lugar

Antônia Lorena Nascimento Silva – 2º ano, do Distrito Educacional São João dos Queiroz

Cícero Marcelo da Silva Colares – 9º ano, do Distrito Educacional Campo Novo.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, elogiou a iniciativa do projeto: “É um projeto completo. É cultural, social, pois trabalha com as escolas públicas, e pedagógico. Que peguemos esse projeto e utilizemos pedagogicamente no dia a dia de nossas escolas”, disse o prefeito.

Ainda nesta manhã, das 11h as 13h, foi realizado o seminário “Cine Educação” com a profa. Beth Jaguaribe e, no período da tarde, das 14h as 16h, acontecerá o mesmo seminário para professores do 7º ao 9º ano.