Prefeitura de Quixadá e INCRA celebram termo que concede crédito as mulheres do Programa Nacional de Reforma Agrária

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, e o superintendente Regional do INCRA, Marcos César Cals de Oliveira, assinaram na manhã desta segunda-feira, 30, em Fortaleza, o termo de cooperação técnica que objetiva a realização de ações destinadas à concessão e a operacionalização dos créditos de instalação as mulheres beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), o que permitem a instalação no assentamento e o desenvolvimento de atividades produtivas nos lotes.

O secretário municipal de Agricultura, Kleber Junior, lembra que o crédito é na modalidade do Fomento Mulher, que objetiva implantar projeto produtivo sob responsabilidade da mulher titular do lote, no valor de até R$ 3 mil reais, em operação única, por família assentada. O gestor ressaltou que o INCRA deve disponibilizar o valor superior a 800 mil reais para Quixadá.

A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar de Quixadá é que inicialmente 283 mulheres sejam beneficiadas com a linha de crédito no município.

A concessão dos créditos ao público atendido pelo PNRA configura-se em um modelo com ciclos progressivos e orientados de estruturação produtiva.