População testemunha FIM definitivo do Lixão de Quixadá

Uma solenidade realizada na manhã deste sábado, 10, marcou  o fim definitivo do Lixão de Quixadá. O evento aconteceu no terreno recuperado e contou com as presenças do prefeito, Ilário Marques; deputada Estadual, Rachel Marques; deputado Estadual, Osmar Baquit; prefeito de Choró, Marcondes Jucá; prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro; estudantes universitários, empresários, vereadores, secretários municipais e lideranças de Quixadá e região.

Os detritos da cidade serão agora encaminhados para um Aterro especializado gerido pela empresa DLF Serviço de Limpeza Urbana e Ambiental, no município de Senador Pompeu, onde receberá o tratamento ambientalmente correto.  No local do antigo lixão, passa a funcionar uma  estação de transbordo.

A senhora Kilvia, moradora do bairro Boto, vizinho ao antigo lixão, lembrou dos momentos de angustia vividos pela população que sofria com a fumaça tóxica das queimadas irregulares.

Representando o Instituto Federal do Ceará, o professor Lucas Silva, ressaltou os benefícios proporcionados a partir do fim do lixão. “Vai gerar economia, vai gerar saúde pública, sentimento de bem estar social e qualidade ambiental”, disse o professor.

O prefeito Ilário Marques, resgatou um pouco da história e lembrou que quando foi prefeito a primeira vez, transformou o lixão em um aterro controlado, depois em um aterro sanitário modelo para o Brasil, e agora decreta o fim do lixão.  No intervalo entre as gestões houve total descontrole e destruição de tudo o que havia sido feito.

Após a solenidade, todos se dirigiram a cidade de Senador Pompeu, ocasião em que o empresário e dono do aterro, Hernandes Telles Junior, apresentou aos quixadaenses vídeos com o passo a passo da recuperação do lixão e a metodologia de trabalho da empresa.