“Operação Cidade Limpa” retira mais de dez mil toneladas de lixo e entulhos das ruas de Quixadá

Montanhas de lixos e entulhos tomavam de conta do município. Uma das principais entradas da cidade, no Bairro São João, o que se via era um verdadeiro lixão a céu aberto, triste cenário visto também na maioria das ruas, avenidas e calçadas de toda a cidade.

Ao assumir a gestão municipal uma das primeiras ações do prefeito Ilário Marques foi determinar o início da “Operação Cidade Limpa” que em pouco mais de 20 dias apresenta resultados satisfatórios.

Em um trabalho envolvendo homens, mulheres e máquinas pesadas foram retiradas uma quantidade superior a dez mil toneladas de lixo da zona urbana e rural do município, o que representa cerca de 630 cargas completas de caminhão do tipo caçamba. A ação inclui também o trabalho de capinação e pintura de meio-fio, além de contemplar o desassoreamento de importantes canais e córregos de águas pluviais.

“Moro aqui no Bairro Carrascal há mais de seis anos e neste período essa é a primeira vez que presenciei equipes da Prefeitura trabalhando, com a limpeza deste canal que passa aqui na frente de minha casa já sentimos melhorias”, disse o profissional autônomo Gleidson Ferreira.

A Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente já desenvolve uma programação permanente de limpeza da cidade, a coleta de resíduos sólidos, por exemplo, voltou a funcionar com três caminhões compactadores e mais o reforço de caminhões caçamba.

Contudo, é sempre relevante lembrar que a limpeza do município é um dever e obrigação de todos e todas. A população deve contribuir não só colocando o lixo no dia certo da coleta, mas fiscalizando e denunciando quando presenciar irregularidades.