Iniciada campanha de mobilização e conscientização sobre a doação do IR para fins sociais em Quixadá

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), em parceria com a Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, articulou junto a Receita Federal a realização da I palestra explicativa sobre a doação do imposto de renda para fundos sociais. O evento ocorreu na manhã e tarde  desta sexta-feira, 29, no Auditório Dom Helder Câmara no Centro Universitário Católica de Quixadá.

De acordo com a legislação vigente, é permitido a pessoa física contribuir com o percentual de até 6%, já empresas podem destinar até 1%.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Rosa Buriti, falou que o município acolhe e promove diversos projetos sociais e que os recursos irão fortalecer ainda mais a política continuada de assistência social e lamentou a desvalorização da política social por parte do Governo Federal: “Dada a importância que se tem a política pública da assistência social nós lamentamos que ela esteja ameaçada pelo Governo Federal que prevê um corte de 98% dos recursos destinados ao município para esse fim, no ano de 2018. Por isso estamos em mobilização para convidar a sociedade para se envolver nessa ação e realizar doações para garantir a manutenção de nossas ações e projetos sociais”, disse a secretária.

Em sua fala, a Presidenta do COMDICA, Fabrícia Teodoro, também destacou a importância da doação para assegurar a execução dos projetos sociais em nosso município: “Dentro desse contexto de desmonte das políticas sociais, que a sociedade possa entender seu papel e buscar alternativas para contribuir com a promoção de ações para as crianças e adolescentes realizando doações para o Fundo Municipal da Assistência Social”, disse ela.

Já chefe da Divisão de Tributação da Superintendência da Receita Federal na 3ª Região Fiscal, ressaltou que é importante ficar claro para os cidadãos que a renuncia é por parte da união, ou seja, em vez do contribuinte destinar a parcela do IR devido para o bolo de arrecadação do Governo Federal ele tem a oportunidade de direcionar esse porcentual para o fundo e contribuir de forma direta com o futuro melhor de crianças e adolescentes e palestrou explicando sobre quem pode doar, a forma correta de fazer o calculo, restituição, malha fina, e outros dados técnicos.

Até o final de dezembro será realizado em Quixadá, uma campanha para incentivar aos contribuintes sobre a importância da doação do IR para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Quixadá – FMDCA.