INFLUENZA: Prefeitura de Quixadá divulga nota técnica – 02.05.2018

Em nota técnica divulgada nesta quarta-feira, 02, pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa a população, dentre outros aspectos, sobre o Cenário Epidemiológico da SRAG no Município de Quixadá e confirma a ocorrência de casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza no Município de Quixadá.

A nota orienta quanto à importância da notificação dos casos suspeitos a fim de nortear tomadas de decisão e implementações de medidas de prevenção e controle com o objetivo maior de evitar formas graves e óbitos por esse agravo.

Em 2018 até 01 de maio foram noticiados 6 casos de SRAG, destes, 1 foi confirmado para Influenza A subtipo H1N1 (pmd09) e 5 casos seguem em investigação.

A nota ressalta que o caso confirmado para Influenza A H1N1 evoluiu para cura, estando a paciente bem e em alta hospitalar. Aos casos que seguem em investigação, os pacientes estão evoluindo sem intercorrências até a presente data.

A vacina, disponibilizada na 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza de 2018, é trivalente, inativada, fragmentada, purificada e altamente segura, além de conferir proteção contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B (sazonal).

A meta estabelecida pelo Ministerio da Saúde para Quixadá é vacinar 22.828 pessoas pertencentes aos grupos prioritários. A vacina tem chegado aos municípios em remessas. A previsão é que até o final da campanha Quixadá receba 06 remessas. Até a presente data foram disponibilizados 03 remessas, sendo a primeira correspondente a 20% da nossa meta, a segunda correspondente a 9% e a Terceira correspondente a 15%.

Não foi notificado nenhum óbito suspeito por Influenza procedente de Quixadá.

Confira AQUI a nota na íntegra (PDF)