Governo do Ceará inaugura equipamento cultural em Quixadá

O governador Camilo Santana inaugurou neste sábado, 9, em Quixadá, no Sertão Central, a Casa de Saberes Cego Aderaldo. O equipamento tem o nome de um poeta que fez história entre os artistas da região dos monólitos. O aposentado Francisco Eduardo, de 80 anos, morador de Quixadá conheceu e conviveu com cego Aderaldo. “Era um homem de bem, grande representante de nossa cultura, amigo de meu pai, também cantador, fico feliz em ver seu nome na Casa de Saberes”, lembrou emocionado o aposentado.

Na solenidade, Camilo Santana visitou o prédio da Casa de Saberes, e acompanhou ao lado do prefeito Ilário Marques e do secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, apresentações de reisado. Camilo ressaltou a importância do espaço para a valorização da cultura cearense e da memória de Cego Aderaldo. “Aqui vai funcionar durante o ano todo, como um verdadeiro ponto de encontro de artistas da região”, comemorou.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, expressou alegria em receber o governador Camilo Santana em Quixadá em um momento no qual classificou como grandioso e singelo para a cultura de Quixadá e do Sertão Central. “Camilo merece o título de ser governador que mais tem olhado para cultura cearense, além de fazer as grandes obras de infraestrutura, valoriza momentos importantes como estes”, disse Ilário ao enaltecer as parcerias entre Governo do Estado e Prefeitura.

Durante a solenidade, o governador realizou a entrega da comenda de agradecimento a artistas locais, entre os agraciados, o também poeta e cantador Guilherme Calixto. “Fico honrado em ser homenageado nesse espaço cultural que será fundamental para nossa região, e lembrando a memória do nosso Mestre Cego Aderaldo”.

Dentre os presentes estavam o vice-prefeito, João Paulo; gestores municipais; deputada Estadual, Rachel Marques; deputado Estadual, Osmar Baquit; deputado Federal, José Guimarães,  entre outras autoridades.