Festival do Milho fortalece a cultura popular do sertão

Milho verde cozido, pamonha, canjica e bolo de milho são algumas das deliciosas receitas do período junino presentes na 8° Edição do Festival do Milho do Distrito de Califórnia. O evento iniciou na noite desta quarta-feira, 21, com apresentações artísticas e a realização do concurso que elegerá o cantor revelação 2017 do Festival.

Nas barracas espalhadas por toda a praça, a população e os visitantes conhecem um pouco mais da realidade social e econômica do distrito, aquecida durante os dias de festa.

Das mãos habilidosas da dona Maria Antônia, artesã, são confeccionadas lindas peças de enfeites e utilitários do lar, como porta retrato, bonecas de tecido, panos de prato e porta toalhas.  Os alunos das duas escolas que integram o Distrito Educacional da Califórnia, também exibem com orgulho a criatividade através da produção de arte em palitos de picolé.

O líder comunitário e organizador do evento, Naudinho, explicou que o Festival tem o objetivo de reunir as famílias em um momento de confraternização e agradecimento pela colheita, ele agradeceu o apoio institucional da Prefeitura.

O secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Audênio Moraes, considera o evento como bem imaterial do patrimônio cultural do distrito e que se perpetuará por gerações.

Já o secretário de Planejamento e Finanças, Denis Dutra, defendeu a importância de investir no resgate e na preservação da cultura do sertão.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Ivan Construções, o Festival do Milho representa a consolidação de importantes políticas públicas implantadas pelos governos dos ex-presidentes Lula e Dilma, ele citou o exemplo das facilidades de acesso ao crédito rural.

Representando o prefeito Ilário Marques, que estava em compromisso na capital cearense, o vice-prefeito, João Paulo, reforçou o compromisso da administração com o fortalecimento dos eventos populares no município.  João Paulo ressaltou importantes ações da gestão nos últimos seis meses, sobretudo, na reorganização da prestação dos serviços públicos.