Festival do Feijão de Cipó dos Anjos valoriza tradição e festeja cultura sertaneja

Impossível falar sobre o Distrito de Cipó dos Anjos e não lembrar da maior festa popular da região. Neste ano, o Festival do Feijão, chegou a sua XVI edição com uma programação que atesta a tradição e enaltece o legado cultural dos trabalhadores do campo.

Milhares de pessoas foram à praça do distrito entre os dias 29 e 30 de junho e participaram do encontro que marca a celebração da colheita do feijão, e proporciona divertimento e oportunidades de negócios para os comerciantes locais.

Os alunos da Escola Zilcar de Sousa Holanda, fizeram uma exposição da memória do festival, com registros fotográficos e de trabalhos escolares contando a história desde a primeira edição em 2003. Os professores da escola prepararam também uma barraca dedicada às crianças, com várias opções de brincadeiras. O jovem Daniel Moraes, aluno do 9° ano e morador da comunidade de Lagoa Nova, não escondia a alegria de participar pela primeira vez do evento. “O que eu posso dizer é que estou gostando muito e também estou muito feliz”, revelou o aluno.

O espaço decorativo da Casa do Agricultor também retornou nesta edição com foco principalmente para o cotidiano doméstico típico de antigamente na zona rural. O velho rádio a pilhas e o ferro de passar a brasa, fizeram com que a Dona Elenilce Sousa voltasse aos tempos de sua infância. Ela se emocionou ao recordar-se da família e dos bons momentos vividos em um lar simples, mas, como fez questão de afirmar, era repleto de amor e de carinho.

Ao agradecer a presença do público, a vereadora e secretária de Desenvolvimento Social, Rosa Buriti, fez referência a mobilização e o envolvimento da comunidade no planejamento e organização do evento.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, disse que o distrito de Cipó dos Anjos sempre foi destaque no cenário rural com grupos de violeiros, regionais de forró, a prática da vaquejada e outras tradições populares que agregam e fortalecem os valores culturais do sertão. Na ocasião, o gestor anunciou investimentos para a região e disse que em breve a casa do mel será reativada, incentivando a apicultura como fonte de renda das famílias.

Um dos destaques da edição de 2018 foi o show de forró com o cantor Caio Brito, que com irreverência e repertório variado animou todos os públicos.

O líder político da região, Airton Buriti; o vice-prefeito, João Paulo; vereadores (as) e secretários (as) municipais também prestigiaram o evento.