Elas cantam para elas: Shows musicais marcam celebração da noite de 8 de março em Quixadá

A noite de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi celebrada com o Show “Elas cantam para elas”. A cantora Sthefanne Maciel abriu a sequência de três apresentações musicais interpretando grandes sucessos da MPB. Em seguida a professora e cantora Zil acompanhada de seu esposo e filho levaram o clima de baile, relembrando canções dos anos 80 e 90. A jovem Gabi Queiroz do Distrito de Juatama encerrou as apresentações com repertório conhecido nas vozes de Elis Regina, Belchior, Alceu Valença e outros renomados músicos brasileiros.

Em momento de reflexão, treze mulheres voluntárias se posicionaram em frente ao público e ergueram cartazes com números e estatísticas revelando o perfil da violência contra as mulheres e as desigualdades sociais. Após cada uma ler o conteúdo descritos, em ato simbólico de repúdio, rasgaram os cartazes, recebendo fortes aplausos de todas e todos os presentes.

A professora e historiadora, Maria Prima, demonstrou a insatisfação com a lentidão na apuração e punição dos envolvidos em crimes de feminicídio, e conclui com um sonoro “Mariele, presente”, em referência ao caso de assassinato da vereadora do Rio de Janeiro.

Representando os segmentos sociais, a presidenta do SINDSEP, Neiva Esteves, repudiou todos os tipos de violência, sejam elas física, moral ou psicológica. Neiva lembrou da importância da mobilização contra a reforma da previdência proposta pelo Governo Federal, onde segundo ela retira direitos das mulheres trabalhadoras, sobretudo das professoras e agricultoras.

A vereadora Rosa Buriti, enfatizou a representatividade feminina na família, na vivência política e administrativa e na inserção no mercado de trabalho. “É dia de celebrar a vida, esperança e amor, mas também de lutar por direitos iguais, respeito e oportunidade de viver bem”, disse.

A secretária de Educação de Quixadá, Ligia Leão, falou em nome da gestão municipal, levando o abraço do prefeito Ilário Marques. Ligia ressaltou a história e o estilo de viver de cada mulher quixadaense e expressou os sentimentos de fortalecimento dos direitos, da luta pela vida que gera novas vidas e saudou a todas erguendo a voz “Viva as mulheres de Quixadá, do Brasil e do Mundo”!

O evento reservou em sua programação espaço para as mulheres bolsistas e alunas da Banda de Música e aula de Zumba do Programa Saúde em Movimento.