Doar Faz Bem: Campanha incentiva doação do IR para fundo social de Quixadá

Instituir e efetivar a prática de uma consciência fiscal que seja cidadã, justa, participativa e harmônica. Assim definiu o prefeito de Quixadá, Ilário Marques, a desafiadora missão de mobilizar e convencer os contribuintes a destinar a parcela do Imposto de Renda devido para o bolo de arrecadação do Governo Federal de forma direta para o Fundo Municipal das Crianças e Adolescentes de Quixadá e acompanhar a aplicação dos recursos.

O prefeito, secretários, profissionais da área contábil e entidades representativas, participaram de um encontro na noite desta terça-feira, 21, na Câmara Municipal que marcou o início da campanha de doação.

A secretária de Desenvolvimento Social, Rosa Buriti, ressaltou que são poucos os municípios do Ceará  que estão aptos a receber as doações e que para o próximo ano, além do fundo da criança e adolescente, será possível doar também para o fundo municipal do idoso.

O secretário de Planejamento e Finanças, Denis Dutra,  explicou que o contribuinte, ao optar por fazer a doação, poderá acompanhar a aplicação dos recursos de forma transparente.

Também estiveram presentes, a presidenta do COMDICA, Fabricia Teodoro; vice-prefeito, João Paulo e o vereador Guto.

Por fim, a equipe contábil da Prefeitura realizou uma apresentação com o passo a passo e tirou dúvidas dos contribuintes.

Como fazer a doação?

1° Passo: É preciso saber qual valor que você terá que pagar do IR retido na fonte;

2° Passo: Sabendo o valor do IR você vai pagar, faça seu planejamento de doação, que pode ser mensal. (Ex: Se você tiver 5 mil reais retido na fonte, você poderá doar até R$ 300,00 que corresponde 6%. Você pode planejar doar em parcelas R$ 100,00 a cada mês ou todo de uma única vez.

3° Passo: Ciente do valor que pode e deseja doar, faça o depósito identificado na conta do Fundo Municipal da Criança e Adolescente de Quixadá

4° Passo: Envie a cópia do comprovante de depósito ao gestor do Fundo Municipal da Criança e Adolescente de Quixadá e solicite o seu recibo de doação pelo e-mail: social@quixada.ce.gov.br

Na apresentação da Declaração do IR é preciso optar pelo formulário completo, devendo o contribuinte acrescentar o valor doado ao fundo.

As doações podem ser feitas até o dia 29 de dezembro de 2017.