Crédito Fomento Mulher incentiva o desenvolvimento e economia de Assentamentos em Quixadá

Com pouco menos de dois meses em que foi lançado em Quixadá, a linha de crédito denominada de “Fomento Mulher”, voltada à implantação de projetos produtivos sob a responsabilidade das titulares dos lotes da reforma agrária, já começa a render bons resultados.

Inicialmente são 47 mulheres contempladas com créditos de R$ 3 mil, em operação única.

No Assentamento Boa Vista, por exemplo, é possível ver que mesmo em pouco tempo, os recursos estão sendo bem conduzidos pelas beneficiárias que investiram na compra de bovinos, ovinos, caprinos e criação de galinhas.

Atualmente, os assentamentos beneficiados são: Boa Vista, 13 de Maio, Guanabara e Francisca Pinto. No entanto, o secretário de Agricultura, Kleber Junior, ressalta que em breve outros quatro assentamentos serão contemplados, o que deve alcançar cerca de 200 novas beneficiárias.

O crédito Fomento Mulher é uma iniciativa do INCRA e está inserido no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) que disponibiliza linhas de crédito que permitem a instalação no assentamento e o desenvolvimento de atividades produtivas nos lotes. Em Quixadá, o acompanhamento e assistência técnica é feita pela Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.

A gestão municipal também assegura a compra dos produtos por meio dos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).