Conferência municipal discute fortalecimento dos direitos das crianças e adolescentes

Mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade foi o objetivo da VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Quixadá, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e que aconteceu por toda terça-feira, 13, no auditório Rachel de Queiroz, na FECLESC.O evento contou com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, e teve como tema: Proteção Integral: Diversidade e Enfrentamento das Violências.

Na abertura da conferência, o prefeito de Quixadá, João Paulo de Menezes Furtado, fez um breve relato da conjuntura administrativa e dos desafios da gestão. O chefe do Executivo ressaltou a importância das discussões e o fortalecimento da participação popular. “A Conferência escuta quem de direito, neste caso, estamos atentos as demandas e reivindicações das nossas crianças e adolescentes, ao tempo em que mantemos uma equipe técnica com bons profissionais para acolher e encaminhar todas as sugestões, e a partir delas buscarmos aperfeiçoar cada vez mais as políticas de assistência”, disse o prefeito à imprensa.

A secretária de Desenvolvimento Social, Aparecida Oliveira, expressou o sentimento de engajamento na luta pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes e fortalecimento em todas as esferas de governo da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Aparecida explicou que um dos diferenciais da conferência foi contar com a participação do público-alvo em sua formatação e organização. “As crianças e os adolescentes atendidos pelos serviços sociais e também alunos da rede municipal de ensino, participaram de todos os momentos , desde a criação da logomarca elaborada pela jovem Letícia do CRAS Campo Velho, a apresentação do cerimonial, apresentações artísticas e até a eleição para a escolha do prefeito Mirim, o nosso pequeno David Sousa, da Escola Rachel de Queiroz, que ao receber a chave da cidade do prefeito João Paulo chegou a se emocionar”, comentou.

O protagonismo infanto juvenil foi, também, reforçado na fala da presidenta do COMDICA, Margarida de Holanda.

A primeira etapa do evento encerrou-se com aprovação do regimento interno e palestra sobre a temática da conferência com a professora Fábricia Teodoro.

A tarde foi de muito trabalho com a divisão dos grupos que deliberaram sobre os eixos temáticos e em seguida apresentaram as propostas que foram aprovadas, assim também, como a eleição dos delegados que representarão Quixadá nas próximas etapas.