Comunicação de Quixadá participa de seminário sobre Fake News na Assembleia Legislativa do Ceará

As Fake News são a atualização das antes notícias falsas que eram publicizadas através de panfletos criminosos e até mesmo por meio de grandes veículos de comunicação.

Tendo na atualidade como sustentáculo, a capacidade de difusão das redes sociais, as notícias falsas ganham nova roupagem, signos e símbolos e cada vez mais se tornam algo muito prejudicial para a boa e séria comunicação.

Processos eleitorais, rotina em grandes metrópoles, imagens de personalidades e pessoas comuns sofrem diariamente com a disseminação de Fake News.

O bom jornalismo passa indiscutivelmente pela apuração dos fatos, escuta das partes e compromisso com a verdade. Já o leitor crítico, antes de compartilhar uma informação, mesmo que essa informação lhe agrade e esteja alinhada com suas crenças pessoais, deve verificar a fonte, buscar se a informação foi escrita por outros veículos de comunicação, perceber se o “veículo de comunicação” presa de fato pela verdade ou é totalmente parcial.

No seminário promovido pela Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa no dia 02/04, com a participação de representantes do ministério público, grandes nomes do jornalismo do Ceará, inteligência da polícia civil e membros da magistratura, foram discutidas questões importantíssimas sobre como coibir as Fake News sem abrir mão dos direitos constitucionais, como ao direito à liberdade de expressão. Foram apontados caminhos e experiências que já vem se consolidando no enfrentamento deste grande mal da era contemporânea.

Em Quixadá é sentido constantemente o uso de Fake News com o objetivo de colocar em cheque as ações do atual governo municipal e comprometer a imagem de lideranças locais.

A Coordenadoria de Comunicação Social de Quixadá, entendendo a importância desse debate e tendo a responsabilidade de levar essas questões para o conjunto da sociedade, iniciará ainda em abril um amplo debate sobre o assunto no sentido de garantir que a comunidade quixadaense seja parte fundamental na redução de audiência e compartilhamento de notícias falsas.

Campanhas educativas e encontros temáticos serão realizados em toda a cidade e envolverá diversos segmentos e atores sociais.

O responsável pela comunicação institucional da prefeitura de Quixadá, Italo Beethoven, destaca que a iniciativa promovida pela Assembleia é um fator impulsionador de ações similares por todo estado e espera que a AL possa apoiar iniciativas pelo interior do Ceará.

Na dúvida, não compartilhe!

Fonte Imagem: www.al.ce.gov.br