TAMANHO DA FONTE:
Acessibilidade Contraste

Cavaleiros e amazonas marcam presença em mais uma edição da Cavalgada de São José

Um sábado dedicado a promoção da cultura popular sertaneja. O último dia 16 de março, em Quixadá, foi marcado pela realização da 14ª edição da tradicional Cavalgada de São José do Distrito de Custódio.

Os primeiros cavaleiros e amazonas se concentraram na Praça da Catedral, no Centro da cidade, e após as bênçãos do padre, iniciaram o trajeto de 23 km com destino ao Distrito de Custódio. Ao meio dia, uma pausa para almoço, confraternização e encontro das comitivas na comunidade de Serra do Padre. Com as energias já renovadas era momento de seguir viagem, pois a população da sede do distrito já aguardava com ansiedade a chegada dos ilustres moradores e visitantes que mantém viva a tradição e os costumes de festejar em homenagem a São José, padroeiro da localidade.

No trajeto da cavalgada o destaque ficou para a simplicidade dos trabalhadores do campo e também aqueles apaixonados pelo hipismo, como é o caso do empresário César do Fogão  que todos os anos faz questão de organizar a comitiva do Distrito de Riacho Verde. Para César, que também idealiza a Cavalgada do Riacho Verde, a prática precisa cada vez mais de incentivos.

E foi bem em frente à Igreja do padroeiro que os cavaleiros e amazonas participaram da liturgia católica. A celebração representa um dos momentos mais aguardados pelos devotos.

O vereador Neto do Custódio, que esteve à frente da organização junto com a Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, agradeceu o público. “Só temos a agradecer a todos e todas que fizeram com a gente essa linda festa de fé, devoção e principalmente de resgate e valorização da nossa verdadeira cultura”, disse.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, fez referência à trajetória de São José. Para o gestor é momento de agradecer pelas boas chuvas, mas também de lembrar dos exemplos de São José, operário, carpinteiro e que simboliza o trabalhador de ontem e de hoje que luta e quer ver os seus direitos respeitados.

A noite foi encerrada com show de forró com o cantor Dieguim do Quixadá. O evento contou com apoio da Policia Militar do Ceará e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE).

Todas as fotos AQUI