Alegria do Amor: Grupo fortalece a convivência entre idosos no CRAS Renascer

Um aperto de mão aqui, uma gargalhada ali, uma boa conserva sobre os bons tempos do passado. No grupo de convivência dos idosos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Bairro Renascer, o que não falta, como o próprio nome já sugere, é alegria, amor e muita disposição.

Os encontros acontecem sempre às quartas-feiras e integram as ações dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Ao chegarem à sede do CRAS, os convidados ilustres de todas as semanas recebem um lanche reforçado. Dona Margarida Coelho, relevou um pouco do cardápio que é servido. “Tem tapioca, caldo, salada de frutas, mingau de aveia, tudo preparado com muito amor”, disse.

Já o Sr. Luiz Soares, comentou que há 15 anos participa das atividades e fez questão de destacar que na atual gestão nunca faltou nada.

Com sorriso largo, o Narcélio Luiz, viúvo e morador da comunidade de São João dos Pompeus, percorre alguns quilômetros, mas garante “não perco um dia, é momento de brincadeira, diversão e de reencontrar os amigos”, revelou antes de cair no forró ao som da sanfona, triângulo e zabumba.

Os idosos participam também de diálogos, palestras com orientação social em diversas temáticas, atividades lúdicas e atendimento profissional especializado da equipe de técnicos, assistentes sociais e psicólogos.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Rosa Buriti, garantir os direitos de proteção social aos idosos é fundamental, por esse motivo, segundo Rosa, a Prefeitura mesmo tendo recebido o sistema local com sérios problemas, não tem medido esforços para que as ações aconteçam, atendendo o que estabelece as políticas públicas de assistência social e promovendo melhor qualidade de vida para as famílias.

Além do Bairro Renascer, o município de Quixadá conta com atuação permanente de outros dois Centros de Referências da Assistência Social (CRAS), localizados nos territórios dos Bairros Campo Novo e Campo Velho, que abrangem também os demais bairros e distritos.