Acessuas Trabalho é lançado em Quixadá

A Prefeitura de Quixadá, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), lançou na noite da sexta-feira, 10, no CRAS do Bairro Campo Novo, o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). O programa busca garantir autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

Além de apresentações do Grupo Dom Teatral, grupo de Dança do CRAS Renascer, música com o cantor e compositor Dário Queiroz, o artista quixadaense Paulo Queiroz, chamava atenção com a pintura de tela em tempo real com a temática do evento. O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, o secretário de Desenvolvimento Social, Airton Buriti e o vereador do bairro, Iranildo Bacurim, falaram sobre a importância da implantação do Acessuas Trabalho, que faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades feitas ao trabalho e emprego.

As ações de Inclusão Produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional; a intermediação pública de mão-de-obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativas ao trabalho (formalização do trabalho); articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.

O prefeito Ilário Marques, lembrou das conquistas e avanços obtidos nas suas gestões, que levou Quixadá a alcançar destaque na política de inclusão social, com direito a reconhecimento nacional.

Com o público formado por jovens, na maioria pessoas que buscam qualificação para ingressarem no mercado de trabalho, o prefeito Ilário Marques, ressaltou a importância de se pensar em outras formas de empreendedorismo, empresas coletivas, associações de trabalhadores, para fugir das armadilhas da precarização do emprego e do trabalho informal no mundo.