16ª. Corrida Ciclística de São José realizada com sucesso em Quixadá

Na data em que o Estado do Ceará comemora o dia do seu padroeiro, quando a tradição diz que chuva nesse dia é sinal de bom inverno, o município de Quixadá amanheceu com chuva fina e rápida em alguns pontos da cidade, mais durante boa parte do dia o que se viu foi um sol forte e escaldante, principalmente durante a realização da tradicional Corrida Ciclística de São José, realizada anualmente na terra dos monólitos, que atrai sempre um grande número de competidores.

Ciclistas de Fortaleza e várias regiões do Estado aqui estiveram para medir forças com atletas dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, em um percurso de 85 quilômetros, cuja largada se deu na praça José de Barros, no centro da cidade, com retorno na entrada do município de Quixeramobim e, chegada no bairro Cohab em Quixadá. Uma prova de muitas estratégias, resistência e técnica apurada, cheia de emoção do início ao fim.

A competição foi realizada também com os adeptos do MTB, com 62 participantes, divididos em elite masculino, feminino e juvenil masculino que percorreram uma trilha de 28 km pela zona rural quixadaense, enquanto 134 cilcistas das categorias elite, máster B e local coloriram a antiga Rodovia do Algodão, hoje Br 122, em uma das maiores disputas já realizadas no sertão central cearense.

A Prefeitura Municipal de Quixadá, através da Secretaria de Esportes, Juventude e Participação Popular garantiu total apoio com uma excelente premiação e estrutura, fundamentais para o sucesso e resgate desse grande  evento do ciclismo nordestino, que contou com o apoio do Grupo Padre Cícero, Gráfica Ampliart, Hotline Academia, Motocedro, Equipe Monólitos Team e Liga Quixadaense de Desportos.

Desportistas Miquias e Ricardo Ampliart estiveram a frente da coordenação e contaram com a colaboração de Rinaldo Róger, Kido Aranha, Dico Peruano, Daniel Torgany, Wagner Silva, Lucas Mãozão, Gildo Perigoso, Jair Nogueira, Renato, Marcos Antonio, Arimatéia e tantos outros, como o ex-presidente da Federação Cearense de Ciclismo ZIlmar e o supercampeão Leonardo que vieram de  Fortaleza colaborar com a realização da prova, que teve uma organização impecável desde o momento das inscrições, largada, chegada, entrega da premiação, distribuição de água e frutas aos participantes, além de muitos brindes.

A Secretaria Municipal de Saúde enviou uma ambulância com profissional que acompanhou os participantes durante todo o percurso, juntamente com a viatura da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) que contou ainda com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito. Moradores dos bairros Cohab e Campo Novo foram ver de perto a chegada dos campeões e fizeram uma calorosa recepção a todos.

Representando o Prefeito Ilário Marques, o secretário de esportes Audênio Moraes agradeceu aos organizadores e participantes e, ficou entusiasmado com a competição. “ A Corrida de São José pela sua história e importância no cenário esportivo de Quixadá e do nosso estado precisava ser resgatada, e foi essa a determinação do nosso prefeito que não tem medido esforços no apoio ao esporte local. Em breve estaremos realizando também uma grande corrida de rua para os adeptos dessa modalidade “, informou o secretário.

Fonte: Blog Grande Resenha Esportiva
Fotos: Márcio Guedes – Arquivo PMQ