Administração

Secretaria de Administração recupera arquivo público municipal que foi deixado abandonado

A Prefeitura Municipal de Quixadá recebeu da gestão anterior o arquivo público totalmente deteriorado. Pastas e mais pastas contendo documentos importantes e históricos amontoados, rasgados, molhados em um galpão, totalmente expostos à ação do tempo.

A secretária de Administração, Maíra Marques, esteve no local e orientou que fosse realizado em caráter de urgência um trabalho de resgate e organização daquilo que poderia ser salvo do arquivo.

Em menos de dois meses os servidores da Secretaria de Administração com auxílio de profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA) trabalharam na recuperação e organização dos arquivos, no total, cerca de 20% foi perdido, dentre os quais estão pastas de servidores, histórico escolar de alunos, documentos contábeis, entre outros.

“Todos os esforços foram feitos no sentido de garantir o menor impacto possível. Essa é nossa história, não podemos permitir que situações assim se repitam,” destacou a secretária da pasta, Maira Marques.

Prefeitura protocola no TCM relatório parcial de desmonte em Quixadá

Foi protocolado dia 19 de fevereiro pela secretária de administração, Maira Marques, no Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, de acordo com a orientação do próprio tribunal, relatório parcial da situação de desmonte que foi encontrado o município de Quixadá.

De acordo com o relatório elaborado durante o processo de transição, que mesmo parcial possui inúmeras irregularidades da gestão anterior, a situação naquele momento era de “inexistência de um almoxarifado central e do registro de entrada e saída de material.” Não havia quem “atestasse as notas fiscais de entrada nem quem controlasse a saída de bens… o patrimônio adquirido nos últimos anos não foi tombado por falta de placas de numeração.” Segundo a controladora e coordenador de patrimônio do município à época.

Segundo a secretária de administração, o mesmo relatório foi protocolado no Ministério Público.

“Não é possível atestar o que são os bens da prefeitura. Não existe tombo no patrimônio e não existe controle daquilo que foi comprado e qual seu destino final.” Destacou a secretária.

No documento assinado pelo prefeito Ilário Marques à presidência do TCM, o prefeito solicita a tomada de medidas cabíveis nessa situação.

Servidores públicos municipais ativos e inativos realizam recadastramento funcional

Centenas de servidores, ativos e inativos, da sede e dos distritos realizaram entre os meses de março e abril o seu recadastramento funcional.

A ação desenvolvida pela Secretaria de Administração e o Instituto de Previdência do Município - IPMQ tem como objetivo atualizar os dados cadastrais dos servidores, preservando uma relação eficiente entre a gestão e seus profissionais e zelando pela transparência e lisura.

Para essa ação foram deslocados profissionais da secretaria de administração as secretarias e distritos, com dias e horários previamente divulgados, garantindo comodidade e facilidade para os servidores.

Com o recadastramento será possível atualizar a folha de pagamento evitando pagamentos indevidos e atecnias.

O recadastramento dos servidores ativos foi realizado até o fim da primeira semana de abril. Os inativos poderão realizar seu recadastramento até o dia 02 de maio na sede do IPMQ que fica no Centro Administrativo, situado na Travessa Jorge Matias, SN – Campo Velho.

Agricultura

Normalização do Programa Garantia Safra foi prioridade no início da gestão

Diante da importância do Programa Garantia Safra para os agricultores que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas, a prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura intensificou os esforços para assegurar a regularização do programa junto às famílias do campo. Durante uma semana os técnicos e profissionais da pasta estiveram mobilizados na entrega de 3.172 boletos do Garantia Safra 2016/2017.

Trabalho que deixa contente agricultores como o senhor José Freire, morador da Comunidade Floresta II, distrito de Daniel de Queiroz. Otimista, o sertanejo disse que em 2017 o inverno seria de boas chuvas.

Outra conquista foi que em tempo hábil a gestão conseguiu tirar pendências de quase 100% dos beneficiários que estavam impedidos de receber os recursos.

A ação contou com entidades parceiras como Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixadá, EMATERCE e Federação das Associações.

Programa Hora de Plantar: Mais agricultores serão beneficiados

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Quixadá, distribuiu aproximadamente 22 toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e mamona. A iniciativa integra o Programa Hora de Plantar do Governo do Estado do Ceará.

De acordo com a veterinária e gerente do escritório regional da EMATERCE em Quixadá, Dra. Graça Neri, cerca de 800 agricultores estão aptos a receber as sementes.

O secretário de Agricultura, Kleber Junior, explicou que o município vem trabalhando para ampliar a quantidade de agricultores beneficiados. Uma das medidas é o recadastramento das famílias que residem no campo, reconhecendo, por exemplo, os 11 mil titulares que possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). “A ausência total de políticas para o homem e mulher do campo distanciaram os programas estaduais e nacionais de Quixadá. É preciso reverter essa situação.” Destacou Kleber.

Com algumas sementes de milho e feijão, o agricultor Cosme de Oliveira, residente no Distrito de Tapuiará, ressaltou a importância do programa. “Ano passado, mesmo com poucas chuvas eu plantei e colhi o alimento de minha família, esse ano se Deus quiser vai ser melhor vai dar até para vender”, revelou o agricultor.

Parceria com o Governo do Ceará permite regularização da situação fundiária de pequenos agricultores

O Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), em parceria com a Prefeitura de Quixadá através da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, está promovendo a Regularização Fundiária de pequenos proprietários rurais que ainda não possuem documento formal de suas terras.

O objetivo é fortalecer o combate à pobreza rural a partir da promoção da segurança jurídica do patrimônio fundiário do agricultor familiar e a extinção da posse ilegal de terras. A iniciativa beneficiaria pequenos proprietários de terra, de até 200 hectares, cadastrados em projetos sociais.

Em Quixadá, 280 títulos já estão prontos para serem entregues e outros 520 em processo de conclusão.

Para o secretário de Agricultura, Kleber Junior, o título das terras representa a segurança jurídica e assegura dignidade aos pequenos agricultores que poderão inclusive poder participar de programas sociais a exemplo do PRONAF.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, lembrou que o Programa de Regularização Fundiária foi uma iniciativa ainda da gestão do ex-governador Cid Gomes com recursos conveniados com o governo da presidenta Dilma.

Além de realizar o mapeamento de todas as propriedades rurais o Programa permite a criação de um banco de dados que poderá ser usado para planejamento de políticas públicas no meio rural cearense.

Saiba mais...

A Secretaria de Agricultura voltará a oferecer o Programa de Silagem. O objetivo é viabilizar a formação de forrageira que servirá de alimentação para o rebanho no período de seca. Além dessa iniciativa os agricultores serão incentivados a aderirem novas culturas, como cultivo da mandioca e da palma forrageira.

Incentivar o Melhoramento Genético é outra prioridade da gestão que deverá em breve reativar o Programa de Inseminação Artificial e o Centro de Manejo da Ovinocarinocultura, o que possibilitará o retorno de Quixadá como referência na criação de ovinos e caprinos no Estado.

Uma parceria com o INCRA e a Secretaria da Pesca, Agricultura e Aquicultura do Ceará, irão fornecer os alevinos para povoamento dos açudes de Quixadá, quando será realizada a Operação de Peixamento.

Educação

Transporte escolar

Mais de 2 mil alunos usam o transporte escolar em Quixadá. São 104 rotas urbanas e rurais incluindo oito próprias e um ônibus adaptado cedido para a Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (APAPEQ).

O transporte escolar atende cerca de 2.800 alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Iniciativas serão desenvolvidas com o intuito de melhorar os serviços, como a disponibilidade de uma ouvidoria especifica para o setor.

Programa “Aprende Mais Quixadá” prepara alunos para o ingresso no ensino médio

O Programa “Aprende Mais Quixadá” é uma das iniciativas pioneiras da gestão municipal e está incluída no plano de valorização da educação. A ação tem como objetivo aplicar metodologias que possibilitem a melhoria nos indicadores em todas as fases da educação básica. A intenção é potencializar o conhecimento dos alunos (as) para ingressarem no ensino médico com qualidade. O Programa Aprende Mais Quixadá deverá erradicar de forma eficiente e organizada o analfabetismo funcional, quando a pessoa é capaz de identificar letras e números, mas não consegue interpretar textos e realizar operações matemáticas mais complexas. O analfabetismo funcional é um problema presente em quase todas as escolas do Brasil.

Secretaria de Educação amplia experiências de escolas em tempo integral

A Secretaria Municipal de Educação irá ampliar a política de acesso as escolas em tempo integral para a educação infantil. Ainda em 2017 o município passará a contar com quatro novas experiências de turmas nesta modalidade em duas escolas da zona rural e duas da sede do município.

De acordo com o prefeito de Quixadá, Ilário Marques, a efetivação da educação em tempo integral é uma das principais prioridades do governo. O gestor afirmou que a escola em tempo integral possibilita que o aluno fique mais tempo na escola e por esse motivo ele estuda mais. Outro ponto destacado pelo prefeito é o ambiente escolar motivador a formação que vai além da grade curricular comum.

Prefeitura proporciona ambiente escolar inclusivo

A Prefeitura de Quixadá através da Secretaria da Educação prioriza investimentos e destina uma atenção especial voltada para a educação inclusiva no município.

O Centro de Formação, Monitoramento e Acompanhamento a Inclusão de Quixadá (FORMAI), órgão da administração pública municipal, disponibiliza uma equipe de profissionais especializados com atuação na educação inclusiva do município.

Em Quixadá, uma média de 74 estudantes com deficiência, matriculados no ensino regular da rede municipal estão sendo acompanhados por cuidadores, já capacitados pelo FORMAI.

A política pública de inclusão atende o Plano Nacional de Educação, sancionado no governo da presidente Dilma Rousseff, que estabelece a universalização do atendimento escolar para estudantes de 4 a 17 anos com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento como autismo.

A pedagoga e gerente do FORMAI, Cícera Barros, explicou que as vagas de cuidadores são ofertadas por meio de estágio aos alunos universitários ou de cursos técnicos de enfermagem.

Além do FORMAI, a Secretaria Municipal de Educação conta com a importante parceria da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (APAPEQ), instituição especializada de educação especial conveniada com o município.

Fique sabendo...

A merenda escolar que está sendo servida aos alunos passa por um rigoroso acompanhamento nutricional. A administração deverá contar em breve com uma moderna cozinha industrial o que possibilitará uma alimentação centralizada e ainda mais qualidade na oferta da merenda aos alunos.

Horta escolar...

“Plante Verde Vida Alimento” assim está sendo denominado o projeto que visa estimular os alunos (as) a cerca da importância do plantio de uma horta escolar. A ação é acompanhada por uma nutricionista que passa orientações e estudo interdisciplinar, com temas como: ecologia, alimentação, nutrição e a convivência com meio ambiente.

Curiosidade...

A rede municipal de ensino conta com aproximadamente 55 escolas nucleadas em 11 Distritos Educacionais. Cerca de 500 professores trabalham diariamente para educar quase 12 mil alunos.




Finanças e Planejamento

Secretaria de Planejamento e Finanças implementa sistema que facilita vida do contribuinte

Cada vez mais é exigido qualidade e eficiência no fazer o serviço público. Nesse sentido, foi implementado pela Secretaria de Planejamento e Finanças um sistema que possibilita que o contribuinte possa está na prefeitura de Quixadá sem precisar sair de casa. IPTU, alvarás, ISS, ITBI, nota fiscal eletrônica e avulsa podem agora ser emitidos no site oficial da prefeitura. Um serviço inteligente e que garante facilidade e comodidade na vida da população.

Além dos benefícios aos munícipes, essa tecnologia possibilita um maior controle, eficiência e transparência no processo de arrecadação do município.

Segundo o secretário de finanças, Denis Dutra, priorizar esse serviço é garantir para a população que os impostos, taxas e pagamentos feitos ao município serão destinados aos cofres municipais e aplicados em melhorias na vida da população.

O serviço já está disponível no site www.quixada.ce.gov.br na aba serviços.

Servidor já conta com salário em dia e dentro do mês

A prefeitura de Quixadá, através da secretaria de finanças e também secretaria de administração voltou a pagar o servidor em dia.

Depois de anos sem um calendário, onde os servidores, o comercio e a cidade como um todo não tinha previsão de quando seriam pagos os proventos daqueles que dedicam seus dias a municipalidade, Quixadá volta, mesmo na situação de crise que vive o Brasil, a pagar seus servidores públicos, ativos e inativos em dia.

Além do pagamento em dia, antecipadamente é anunciado os dias em que os proventos estarão na conta, possibilitando que o servidor possa fazer um planejamento e se organizar.

O comercio local também é beneficiado com o resgate desse direito. São injetados mensalmente mais de sete milhões de reais na economia da cidade. Servidor pago em dia é dinheiro circulando em Quixadá.

Vale ressaltar que a gestão do prefeito Ilário recebeu a prefeitura com uma dívida de pessoal na ordem de quase cinco milhões de reais, que correspondia aos aposentados, hospital e agentes de saúde. Essa dívida foi parcelada em quatro vezes e quitada de forma antecipada nesse mês de abril, no último dia 10. Isso quer dizer que a prefeitura está em dia com o pagamento dos servidores.

O mês de abril já tem calendário definido. Os pagamentos começam a sair no dia 27 para os servidores da educação, fundo geral e social. Aqueles da saúde recebem no dia 28 de abril. Os aposentados e pensionistas terão seu dinheiro na conta no dia 05. “No caso dos aposentados que recebem depois dos servidores ativos, o motivo se dá pelo déficit existente, onde é preciso através de recursos próprios cobrir o montante que chega a quase 60% da folha dos inativos.” Destacou o secretário, Denis Dutra.

A servidora Gardênia Moreira mostrou alegria com o reestabelecimento dos pagamentos em dia. Segundo ela esse direito “Resgata a autoestima dos servidores, a certeza de cumprir os compromissos em dia e ter credibilidade no comércio, nada mais juntos do que trabalhar e receber em dia”.




Gabinete

Prefeito de Quixadá, Ilário Marques, faz balanço dos 100 dias de gestão

A Prefeitura Municipal de Quixadá realizou várias atividades alusivas aos 100 dias de governo. A programação teve início na noite da sexta-feira, 07/04, com o evento intitulado “Renas100ça” que reuniu artistas e atletas ligados às áreas da cultura, juventude, esportes de aventura e turismo.

O prefeito concedeu entrevistas às emissoras de rádios e no dia 10/04 participou da inauguração do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

Ainda na noite do dia 10/04 a prefeitura realizou o 1º Encontro de Dirigentes Públicos Municipais de Quixadá, solenidade que contou com a presença do ex-governador Cid Gomes. Na ocasião, Cid Gomes falou de suas experiências em gestões públicas e as perspectivas da política no âmbito estadual e nacional.

Já na manhã de terça-feira, 11/04, o prefeito de Quixadá lançou no Auditório da Câmara Municipal a proposta de apoio à segurança no município através do videomonitoramento através de câmeras.

Na quarta-feira, 12/04, o prefeito Ilário, vereadores, secretários e diversas lideranças visitaram o Centro de Quixadá, feira de frutas e verduras, mercado e Paço Municipal para convidar a população para participar do lançamento do edital do pacote de obras e reformas que serão realizadas com recursos próprios na ordem em investimentos de quinhentos mil reais.

Em todos os momentos, o prefeito de Quixadá, Ilário Marques, sintetizou as iniciativas e desafios da gestão nos primeiros 100 dias. Para o gestor a situação em que recebeu o município lhe apresentava desafios de magnitude até então desconhecidas por qualquer outro prefeito que assumiu a administração municipal, sobretudo, nos aspectos financeiro, organizacional, gerencial e o estado físico em que se encontravam as vias públicas, prédios próprios e equipamentos. Um quadro de caos que se consolidou ao longo de alguns anos.

Ilário Marques lembrou que antes de tomar posse teve o cuidado de nomear sua equipe de secretários e diante do Programa de Governo foram realizados quatro grandes seminários de diagnóstico e planejamento estratégico para os 100 primeiros dias de gestão, sendo o equilíbrio e organização financeira dos recursos o maior dos problemas. “Temos picos do ano de 2016 em que a folha de pagamento chegou a comprometer quase 80% de todos os recursos que entraram, quando o máximo permitido é até 54%”, disse Ilário.

Ainda de acordo com o prefeito Ilário Marques, o município adotou medidas importantes no saneamento de despesas, somente em alugueis eram gastos quase 50 mil reais mensais, o que acabou nos primeiros dias da nova gestão.

No dia 15 de março, a justiça reconheceu o equilíbrio financeiro do município e desbloqueou as contas públicas que haviam sido bloqueadas na gestão passada, pela total falta de organização administrativa e financeira.

Outra conquista nestes 100 dias foi colocar totalmente o salário dos servidores em dia e estabelecer um calendário que paga os servidores ativos ainda dentro do mês.

Ilário ressaltou todas as pastas tomaram iniciativas extraordinárias com ações concretas, tendo como base a unidade, planejamento e transparência.

Social

Programa Minha Casa, Minha Vida em Quixadá é reestruturado.

O Programa Minha Casa Minha Vida em construção no município de Quixadá entregará em breve 1.454 unidades habitacionais.

Ao assumir a atual administração identificou total desorganização no processo de cadastros das famílias. Em pouco menos de três meses, agentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social realizaram 6.942 visitas e revisitas a 5.699 famílias identificadas no cadastro de habitação municipal. Destas, 2.924 atingiram o perfil do Programa. São estimados 297 idosos e 166 pessoas com deficiência no cadastro realizado.

Conforme informou a secretária, Rosa Buriti, a gestão está seguindo os critérios legais exigidos pelo programa e deverá em breve realizar o sorteio para a divisão das casas em um local público e de fácil acesso.

A atuação da prefeitura contempla ainda um plano de trabalho voltado para implantação de políticas de geração de renda, profissionalização e inserção no mercado de trabalho.

Outra meta é garantir o bom funcionamento de equipamentos sociais presentes no empreendimento como Creches, Escola, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e quadras poliesportivas.

Quixadá será beneficiada com obras do Programa Mais Infância Ceará

A Terra dos Monólitos será beneficiada com a construção da Praça Mais Infância. O equipamento integra as ações do Programa Mais Infância Ceará. O Programa é uma iniciativa da primeira-dama do Estado, Onélia Leite, financiado pelo Governo do Ceará.

A Praça Mais Infância é um espaço público adequado ao desenvolvimento infantil, composta por playgrounds, quadras poliesportivas, brinquedos temáticos e interativos, áreas de convivência, bicicletário, pistas de Skate e espaços cobertos de multiusos, onde poderão ser realizadas atividades artísticas e culturais, educacionais e de lazer.

A Prefeitura terá como contrapartida a doação de um terreno e 20% do valor total do equipamento. O município também receberá a Brinquedopraça que contará com equipamentos de ginástica para pessoas com deficiência. “A construção da praça e da brinquedopraça é a possibilidade de implementar espaços públicos de qualidade para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. O município de Quixadá agora pode contar com um local de cuidado e lazer, afirma Rachel Marques.

PAA Leite contempla instituições sociais e filantrópicas de Quixadá

A Prefeitura de Quixadá aderiu o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Leite 2017. O programa consiste na aquisição e distribuição diária de 1000 litros de leite bovino e caprino. A meta é fortalecimento da cadeia produtiva do leite por meio da geração de renda do agricultor e o abastecimento familiar com a distribuição gratuita de leite paras as unidades recebedoras e famílias inscritas no CadÚnico.

Em Quixadá, o PAA Leite será coordenador pela Secretaria de Desenvolvimento Social e beneficiará entidades como CREAS, CRAS, Hospital Eudásio Barroso, UPA, Remanso da Paz, Hospital Maternidade Jesus, Maria José, Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (APAPEQ), Associação Novos Horizontes, entre outros.

Arte de Brincar: Parceria com empresa DAKOTA possibilitará aquisição de brinquedos infláveis

Um pequeno parque de diversões com brinquedos infláveis gratuitos para as crianças de Quixadá. É o que propõe a parceria entre a gestão municipal e a empresa DAKOTA.

A instituição com sede no município de Quixadá fez a doação de 10 mil reais ao Fundo Municipal da Criança e Adolescente, o que viabilizará a aquisição dos brinquedos infantis e cama elástica.

O Projeto Hora de Brincar levará diversão às crianças de todo o município, especialmente filhos de famílias com menor poder aquisitivo.

CRAS E CREAS fortalecem a política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Após anos funcionando de forma precária e quase sem nenhuma atenção por parte do poder público municipal, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CRAS), dos bairros Campo Velho, Campo Novo e Renascer retomaram suas atividades normais, com a oferta de serviços de convivência das crianças, adolescentes, jovens e idosos.




Cultura, Esporte e Juventude

População volta a ter acesso aos cursos da Fundação Cultural de Quixadá

A primeira ação da nova gestão municipal de cultura foi reabrir as turmas de cursos da Fundação Cultural, promovendo o resgate de valores e possibilitando novas oportunidades de aprendizagem.

Neste primeiro semestre estão sendo ministrados cursos de teatro, capoeira, violão e inglês. Mas conforme informou o secretário titular da pasta, Audênio Moares, a intenção é expandir a oferta de cursos para novas modalidades.

É importante destacar a comprovação por meio de pesquisas de que as crianças que desenvolvem um trabalho com a música, por exemplo, apresentam melhor desempenho na escola e no convívio familiar e social.

O pequeno Cayke de Assis, estudante do curso de violão revelou que ganhou o instrumento de sua mãe e que deseja aprender ainda mais sobre música. “Tocar violão é o modo de expressar a sua arte”, disse.

Prefeitura realiza I Edição dos Jogos Digitais da Juventude

Pela primeira vez na história, a prefeitura organizou um campeonato municipal com disputas de Jogos Digitais. A abertura oficial do evento ocorreu na Praça da Cultura, quando do alto do Chalé da Pedra os 96 atletas divididos em 16 equipes desceram as escadarias e se apresentaram ao público.

O coordenador Estadual da Juventude, David Barros, que esteve presente ao evento, fez referência a relação juventude e tecnologia na qual classificou como a grande revolução do Século XXI.

O secretário municipal responsável pelas pastas de juventude, cultura e esportes, Audênio Moraes, falou que a Prefeitura de Quixadá pretende com este e outros eventos e iniciativas, potencializar as políticas públicas de juventude, tendo como referência o potencial acadêmico de Quixadá para assegurar um importante suporte tecnológico às ações do município.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, parabenizou o envolvimento de aproximadamente 300 jovens que participam também das oficinas de empreendedorismo digital, robótica, animação digital, fotografia e programação.

O jovem Diogo Borges, componente da equipe The Hunters, que participou dos jogos e ficou em segundo lugar no torneio, agradeceu a maneira como a organização do evento acolheu os participantes.

Projeto “Identidade e Memória de Um Povo” movimenta museu histórico de Quixadá

Há três décadas o Museu Histórico Jacinto de Sousa promove conhecimento e o resguardo da história do povo quixadaense.

No dia 13 de março de 2017 a instituição abriu suas portas para receber visitantes através do Projeto “Identidade e Memória de um Povo”, idealizado pela produtora cultural Iris Freitas por meio da “Cabaça Produções” com o apoio da Prefeitura de Quixadá e Fundação Cultural.

O projeto foi aprovado no X Edital Incentivo às Artes 2015, na categoria: Artes Visuais. Trata-se de uma ação de fomento e difusão às políticas públicas do patrimônio material de Quixadá, se tornando um espaço de diálogo, formação e intercâmbio, através do Museu Histórico Jacinto de Sousa.




Saúde

Para cuidar bem das pessoas: Saúde da família volta a ser prioridade

O programa Estratégia Saúde da Família, antigo PSF, que foi criado em Quixadá em 1992 na gestão do prefeito Ilário Marques e virou experiência nacional, sofreu total abandono nos últimos anos.

Ao inicio da dessa nova gestão foi encontro um programa desestruturado. Existiam apenas 09 equipes que prestavam o serviço de forma limitada, considerando que não havia transporte, material e estrutura para os atendimentos nas comunidades quixadaenses.

Foram iniciados os procedimentos para ampliação imediata das equipes por determinação do prefeito Ilário e da Secretaria de Saúde, Juliana Câmara, com disposição de transporte e aquisição dos insumos necessários. Hoje são 19 equipes funcionando e atendendo a população de Quixadá nas zonas urbana e rural.

Secretaria de Saúde amplia serviço de deslocamento de pacientes para Fortaleza

Como em todos os setores da gestão pública municipal, os desafios encontrados por conta do descaso administrativo da gestão anterior são enormes. O transporte de pacientes para Fortaleza é um desses desafios e nos últimos anos era considerado como inexistente.

No passado, apenas 01 veiculo pequeno deslocava pacientes da central de marcação e que precisavam fazer hemodiálise na capital. Quando iam os pacientes de hemodiálises, não ia ninguém da central de marcação. Das urgências é de conhecimento da população que não havia nenhuma ambulância funcionando.

Assim que assumiram, o prefeito Ilário e a secretária Juliana determinaram a ampliação do número de veículos para esse serviço. 02 carros ficaram disponíveis para a central de marcação e 01 para a hemodiálise.

A secretária de saúde, Juliana Câmara e sua equipe entregaram ao serviço e saúde um transporte adequado, maior, climatizado e com 16 vagas disponíveis. Com isso, mais pacientes serão beneficiados e reduz significativamente a demanda da central de marcação.

Com esse novo serviço serão atendidos mensalmente mais de 300 pacientes que terão suas consultas e procedimentos na capital cearense realizados.

Os pacientes que precisam fazer hemodiálise continuam com um carro pequeno disponível todas as segundas, quartas e sextas.

Prefeitura lança Campanha: Quixadá Contra o Mosquito. Dengue, Chikungunya e Zica Vírus, Nunca Mais!

A Prefeitura de Quixadá realizou, no mês de março, o lançamento oficial da campanha de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus.

Em 2016 Quixadá foi acometido com uma epidemia que vitimou grande parte da população com Chikungunya e Dengue.

Foram notificados 2870 e confirmados 315 casos de dengue em 2016. Em 2017, depois de um amplo trabalho desenvolvido pela secretaria foram notificados 114 e confirmados 05, 74 estão em investigação. No caso da Chikungunya foram 1216 casos confirmados, este ano, foram confirmados 02 e 52 estão em confirmação.

A Secretária de Saúde destacou a importância da iniciativa e lembrou do papel da sociedade no enfrentamento ao mosquito. “Por este motivo fizemos questão de envolver agentes comunitários, lideranças religiosas e toda a população para juntos superarmos esse desafios”.

O prefeito Ilário Marques que na oportunidade lançou o edital de seleção de mais 26 agentes de endemias, criar as brigadas de combate ao aedes e o comitê de combate ao mosquito, apresentou o conjunto de iniciativas que estão sendo tomadas para garantir que a saúde volte a funcionar na plenitude. “Para nós a saúde é basilar. As pessoas voltaram as ser cuidadas como merecem e precisam.”

Diversas autoridades estiveram presentes e destacaram a importância da iniciativa.




Desenvolvimento Econômico e Turismo

Turismo de aventura é uma das prioridades da gestão municipal

O município de Quixadá oferece as condições naturais para assumir um importante papel no cenário do turismo de aventura do Brasil. Os ares da Terra dos Monólitos é o principal atrativo do turismo no segmento.

A cidade é considerada o melhor local para a prática de Voo Livre na América do Sul. Por esse motivo, a Prefeitura de Quixadá através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo decidiu priorizar investimentos no setor.

Por várias ocasiões o secretário da pasta, Pedro Baquit, se reuniu com representantes do voo livre e de outras modalidades. O objetivo é que a partir do diálogo sejam viabilizadas as parcerias necessárias para consolidar o município como referência mundial na prática dos esportes de aventura, como off road, motocross, rapel, escaladas, mountain bike, arvorismo e outros.

A partir desses debates ficou definido que através das emendas parlamentares do Deputado Osmar Baquit e da Deputada Rachel Marques será construído em Quixadá uma rampa de voo livre de padrões internacionais.

Para isso, a prefeitura municipal já assumiu o comando da rampa na Serra do Santuário Nossa Senhora Rainha do Sertão. A mesma deixou de ser administrada pela prefeitura há alguns anos por conta do descaso generalizado da gestão anterior.

Há também uma articulação da Prefeitura junto a Federação Cearense Motociclismo, para que a cidade sedie uma das etapas do Circuito Brasil Nordeste de Enduro BAJA; modalidade que envolve motos, quadriciclos e UTV’s. O campeonato tem grande importância no cenário dos esportes, pois defini os melhores pilotos do Nordeste na modalidade.

“Com as parcerias certas, nossa cidade realizará grandes eventos, trazendo turistas das mais diversas áreas para conhecer a nossa linda QUIXADÁ”, ressaltou Pedro Baquit.

XII edição da tradicional Cavalgada de São José do Distrito de Custódio reúne centenas de cavaleiros e amazonas

O evento teve início na manhã do dia 11/03 ao lado da Catedral Jesus, Maria e José. Logo após as bênçãos proferidas pelo bispo diocesano de Quixadá, Dom Ângelo, os cavaleiros e amazonas seguiram até a estrada de acesso ao distrito de Custódio, no caminho uma breve parada para o almoço e logo de volta ao destino final. Ao chegarem à sede do distrito os participantes foram recebidos com festa pelos moradores que se juntaram para ouvir as palavras do pároco do distrito, Padre Marcos, que orientou a todos a seguir o exemplo de humildade de José.

Houve a escolha da amazona mais animada da Cavalgada e distribuição de brindes doados pelos parceiros do evento.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques e a deputada Estadual, Rachel Marques, cumprimentaram os participantes. O prefeito assegurou que em 2018 a Cavalgada terá uma programação ampliada em um formato que possibilite estimular a criatividade dos cavaleiros e amazonas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Pedro Baquit, organizador da cavalgada, falou que o município irá fortalecer todas as manifestações culturais que movimentem a economia.

Prestigiaram a Cavalgada os secretários (as) de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; Christian Quezado; Educação, Josênia França e o coordenador de Comunicação, Italo Beethoven.

A cavalgada contou com o importante apoio do vereador Neto do Custódio e do presidente da Câmara, vereador Ivan Construções.

Desenvolvimento da Economia a partir do fortalecimento da Cadeia Produtiva do Turismo de Quixadá

Tratar o turismo como uma política pública, que gere emprego, renda e impulsione a economia de Quixadá. É esse um dos principais desafios assumidos pela Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDET).

Na agenda das primeiras atividades ocorreram encontros com empresários que representam o setor hoteleiro e profissionais autônomos cuja principal fonte de renda é proveniente dos eventos públicos realizados pela prefeitura.

Uma das demandas urgentes está relacionada à retomada e o fortalecimento do calendário artístico e cultural do município, que envolve grandes eventos como Carnaval Popular, Pula Fogueira, Festa do Dia do Município, Réveillon Popular, e festividades tradicionais dos distritos, a exemplo, da Semana Cultural de Dom Mauricio, Festa do Milho em Califórnia, Festividades de São José no Custódio, Festa do Feijão no Cipó dos Anjos, Festa do Peixe em Tapuiará, Jogos Olímpicos no São João dos Queiroz, entre outros.

“Neste primeiro momento estamos conhecendo a dinâmica de atuação de cada setor envolvido na cadeia produtiva do turismo e a partir daí estabelecendo uma relação institucional que tem como meta a efetivação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de nosso município”, afirmou o secretário Pedro Baquit.




Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente

Prefeitura realiza maior operação limpeza de sua história e retira toneladas de lixo e entulhos das ruas de Quixadá

A “Operação Cidade Limpa”, primeira ação da gestão municipal, envolveu o trabalho de homens, mulheres e máquinas pesadas. Em pouco mais de 30 dias foram retiradas uma quantidade superior a dez mil toneladas de lixo e entulhos da zona urbana e rural do município. Números que representam cerca de 630 cargas completas de caminhão do tipo caçamba.

A ação desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA) inclui também o trabalho de capinação e pintura de meio-fio, além de contemplar o desassoreamento de importantes canais e córregos de águas pluviais.

“Moro aqui no Bairro Carrascal há mais de seis anos e neste período essa é a primeira vez que presenciei equipes da Prefeitura trabalhando. Com a limpeza deste canal que passa aqui na frente de minha casa já sentimos melhorias”, disse o profissional autônomo Gleidson Ferreira.

Simultâneo a operação a gestão desenvolveu e pôs em prática uma programação permanente de limpeza da cidade. A coleta de resíduos sólidos, por exemplo, foi regularizada e conta com o uso diário de três caminhões compactadores e mais o reforço de caminhões caçamba.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Christian Quezado, reforça que a limpeza do município é um dever e obrigação de todos e que a população deve contribuir não só depositando o lixo no dia certo da coleta, mas fiscalizando e denunciando quando presenciar irregularidades.

Distritos são atendidos com limpeza pública

A limpeza dos distritos de Quixadá representa o cumprimento de mais uma das importantes metas do planejamento estratégico dos primeiros 100 dias de gestão.

Foram contemplados com ações conjuntas de limpeza, distritos como: Dom Mauricio, Cipó dos Anjos, Juá, São João dos Queiroz, Várzea da Onça e outros.

Assim como na zona urbana, os trabalhos consistem no recolhimento de entulhos e lixo, limpeza de praças, podas de árvores e outras iniciativas que visam assegurar melhorias na qualidade de vida das famílias.

Bombas submersas devem conter alagamentos em ruas no entorno do Terminal Rodoviário de Quixadá

Há anos a população da área denominada de bairro da Rodoviária, em Quixadá, sofre com transtornos causados por alagamentos em períodos de inverno. A Prefeitura pretende resgatar os recursos e concluir a obra de drenagem, no entanto, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA), buscou parcerias e implantou um sistema paliativo de drenagem por meio da instalação de bombas submersas com capacidade de escoamento de 700 m³ por hora. Volume superior a capacidade da adutora que abastece o município de Quixadá. A ação deve conter os alagamentos nas ruas que ficam por trás do Terminal Rodoviário.

No local foi feito um poço para armazenar o equipamento. A bomba possui um sistema automático que aciona o seu funcionamento de acordo com a presença de água que é drenada para áreas pluviais.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Christian Quezado, lembra que o primeiro teste possibilitou identificar a realização de ajustes operacionais e que a pasta estuda a viabilidade técnica para expandir o serviço a outros pontos de alagamento.




Cidadania, Segurança e Serviços Públicos

Prefeitura devolve espaços públicos aos pedestres no centro da cidade

Compreendendo a importância da requalificação dos espaços de circulação de pedestres para a qualidade urbana do município de Quixadá. A Prefeitura por meio da equipe de Fiscalização, Guarda Municipal e o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), realizou operação que resultou na desobstrução de calçadas e dos calçadões, antes ocupados de forma irregular por feirantes e ambulantes que após um amplo processo de diálogo foram deslocados para locais específicos, também no centro da cidade.

O superintendente do DMT, Higo Carlos, explicou que no primeiro momento houve entendimento e compreensão e os 36 feirantes de frutas e verduras deixaram livre o calçadão central, possibilitando o trânsito seguro de pedestres. Já no segundo momento foi à vez dos camelôs do calçadão que interliga a Av. Plácido Castelo a Rua José Maria Rocha.

A ação recebeu elogios da população. O senhor Falcão Araújo, comentou que a iniciativa permite maior fluidez e beneficia principalmente os pedestres. “O que realmente a gente espera é que as pessoas possam usufruir e conservar os espaços que hoje já contam com árvores, bancos e paisagismo”, ressaltou.

Mudanças asseguram mais vagas de estacionamentos no Centro de Quixadá

Quem transita pelas ruas do centro da cidade de Quixadá já observa as mudanças realizadas pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT). Algumas medidas foram adotadas visando melhorar o fluxo de veículos e pedestres.

O novo horário de carga e descarga evita que caminhões estejam estacionados em horários de maior intensidade.

Também foram destinadas novas vagas de estacionamento aos veículos de particular, estacionamento prioritário para idosos e deficientes, e reorganização dos taxis que fazem o trajeto permanente de passageiros para os bairros de Quixadá.

Contudo, é importante que os condutores de veículos estejam atentos a nova sinalização respeitando as leis de trânsito.

Iluminação Pública: Prefeitura intensifica atendimento e serviço chega aos distritos

O Departamento de Administração de Bens e Serviços Públicos (DMASP), órgão gerenciado pela Prefeitura de Quixadá, está realizando a manutenção e reposição da iluminação nas vias e espaços públicos da Terra dos Monólitos.

As equipes que já prestam serviços na sede do município iniciaram o trabalho na zona rural.

As equipes já estiveram nos distritos de Dom Maurício, Juatama, Cipó dos Anjos, Juá e Custódio.

“No período de chuvas os problemas aumentam, mas estamos com a equipe de plantão para buscar solucionar as demandas gradativamente na zona urbana e rural de Quixadá”, disse Higo Carlos.

Prefeitura de Quixadá volta a emitir 1ª e 2ª Via da Carteira de Identidade

Os quixadaenses que necessitem emitir a 1ª ou 2ª via da carteira de identidade devem se dirigir ao Terminal Rodoviário de Quixadá em horário comercial.

Para a emissão da 1ª via do RG é necessário ir munido da certidão de nascimento ou casamento, mais uma foto 3×4. Devem ser apresentados os documentos originais e cópia simples. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal que deverá também apresentar cópia da identidade.

No caso da necessidade de emitir a 2ª via da carteira de identidade, o cidadão deve levar os documentos acima citados, mais cópia do RG anterior. Se a pessoa não possuir o Número de Identificação Social (NIS) pagará uma taxa de R$ 47,33.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, mantém articulação junto ao Governo do Ceará para que em breve as Carteiras de Identidades sejam emitidas de forma instantânea. No último dia 10 de abril Ilário entregou 240 novas identidades emitidas nessa nova etapa.




Projetos

Em 100 dias, a prefeitura de Quixadá lança editais de licitação de 500 mil reais em obras e reformas que qualificam o Centro da cidade e seus serviços.

Feira do Feijão

Feira das Frutas

Paço Municipal




Comunicação

A comunicação na atualidade é instrumento condicionante na garantia da transparência, participação e dialogo permanente entre a esfera pública e a população.

Considerando esse norte, a gestão municipal definiu como uma das prioridades aprimorar e ampliar os mecanismos de comunicação.

Através da Coordenadoria de Comunicação Social foram definidos pilares que estruturam a política municipal de comunicação e são referências para o desenvolvimento de todas as ações dessa área.

Na noite do dia 21 foram apresentados para a comunidade quixadaense esses pilares em evento que aconteceu no Centro Cultural Rachel de Queiroz. Estiveram presentes, o prefeito de Quixadá, Ilário Marques, o coordenador especial de comunicação, Italo Beethoven, secretários e diversos profissionais da imprensa e comunicação do município.

Na oportunidade foi também realizado o lançamento oficial do site da prefeitura de Quixadá.

O prefeito Ilário Marques destacou o papel da comunicação em seu governo e que a mesma terá como prioridade a transparência, prestação de serviços e mecanismo de participação direta nas decisões do governo.

O coordenador de comunicação, Italo Beethoven fez uma breve explanação aos convidados como atuará no desenvolvimento da política de comunicação, agradeceu o prefeito Ilário Marques pela oportunidade dada e destacou a importância do papel dos profissionais de imprensa de Quixadá no fortalecimento de boas práticas que colaboram no desenvolvimento da cidade.

O evento contou com a participação do Jornalista e ancora do Programa Vida Real do CETV primeira edição da TV Verdes Mares, Almir Gadelha. Na oportunidade, Almir destacou sua experiência como jornalista e os desafios de fazer um jornalismo que fortaleça as comunidades e sua potencialidades.